quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: Escola primária de Fatuhada enfrenta problemas de logística



Sapo TL

Na capital Díli, centenas de alunos de uma escola primária não têm onde se sentar durante as aulas. Cerca de 400 dos 1659 estudantes são obrigados a se sentarem no chão, por falta de mesas e cadeiras, informa o director da escola de Fatuhada, Mateus Tilman.

De acordo com a agência PNN, este é um problema crónico, dificultando o desempenho dos próprios alunos. «Cerca de 390 estudantes do primeiro e segundo ano sentam-se no chão durante as aulas.

Todos os anos enviamos pedidos ao Ministério mas sem resultados», informa o Director do estabelecimento de ensino. A escola tem 32 turmas mas dispõe apenas de 11 salas de aula.

Os horários têm que ser distribuídos entre a parte da manhã e da tarde. Cerca de 36 professores e quatro voluntários trabalham na escola há quase dois anos e ainda não assinaram contrato. Apesar de as aulas terem iniciado há algumas semanas, a escola está ainda á espera que o Governo entregue manuais de várias disciplinas como Língua Portuguesa, Ciências e Matemática.

«O Ministério da Educação disse para esperarmos pela entrega do material mas já estamos em Fevereiro», referiu Mateus Tilman. Face a esta situação o Presidente do Parlamento Nacional, Fernando Lasama de Araújo, diz-se envergonhado pelo trabalho do Ministério da Educação.

Apesar de serem alocadas verbas para este fim, os resultados são nulos. A situação já se arrasta há mais de quatro anos e Fernando Lasama aconselha o Ministro da Educação a criar um forte controlo sobre o sector, dado que são ainda muitos os problemas que este enfrenta.

Por sua vez o deputado da FRETILIN e vice-Presidente da Comissão Parlamentar G, Inácio Moreira, disse que apesar do orçamento elevado, o sector da Educação continua sem apresentar resultados. As queixas são frequentes e que o importante é agir e não apenas falar.

SAPO TL com PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana