terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

GÉMEOS SEPARADOS (QUASE) À NASCENÇA




Orlando Castro*, jornalista – Alto Hama*

Margaret Thatcher dizia que "o socialismo dura até se acabar o dinheiro dos outros". A ser verdade, Pedro Passos Coelho é socialista, tal a sofreguidão com que tira todos os tostões aos portugueses.

Em tempos escrevi que se os portugueses não tinham coragem, capacidade ou tomates para levar o ex-primeiro-ministro, José Sócrates, a julgamento por gestão danosa do país, ou por negligência grave durante o seu mandato governativo, ao menos poderiam dar-lhe uma condecoração.

Ora, comparando José Sócrates e Pedro Miguel Passos Relvas Coelho, sou levado a crer (e a procissão ainda vai no adro) que o actual primeiro-ministro também merecia ser julgado ou duplamente condecorado.

Em abono dos altos serviços prestados à nação socialista por José Sócrates, cito alguns exemplos que – reconheço – pecam por defeito.

A taxa de pobreza infantil em Portugal (meados de 2011) era de 16,6 por cento, um valor superior à média dos países da OCDE (12,7 por cento) e a oitava maior do grupo. Com Passos Coelho a taxa aumentou.

Uma em cada quatro crianças estava, em 2009, inserida em famílias com rendimentos abaixo do limiar de pobreza; 27 por cento viviam uma situação de privação. Em 11,2 por cento dos casos a privação era acumulada com a ausência de rendimentos do seu agregado familiar, abaixo do limiar de pobreza. Com Passos Coelho a situação piorou.

Portugal tinha mais de 800 mil desempregados, 20% dos cidadãos a viver na miséria e outros tantos que começam a ter saudades de uma... refeição. Com Passos Coelho a situação piorou.

Portugal tinha a pior dívida pública dos últimos 160 anos (mesmo não incluindo PPPs e empresas públicas), a pior taxa de desemprego dos últimos 90 anos (duplicou em 6 anos), a maior dívida externa dos últimos 120 anos, a dívida externa bruta em 1995 era de 40% do PIB e em 2010 era de 230% do PIB. Com Passos Coelho a situação piorou.

Mas há mais elementos que abonam, citando Ana Gomes, a idoneidade pessoal e política do até então sumo pontífice do PS e que, das duas uma, ou justificam que vá para a cadeia ou que seja condecorado pelo presidente da República. E se Sócrates merecia, Passos Coelho come-o de cebolada.

Nos últimos dez anos, seis dos quais sob o comando absoluto de José Sócrates, Portugal foi o terceiro país do mundo com o pior crescimento económico (atrás do Haiti e Itália). Em 2011 estava no quarto lugar do TOP dos países do mundo em risco de bancarrota. Em 2011 só Portugal, Grécia e Costa do Marfim estarão em recessão no mundo. Em 2012 só Portugal estará em recessão no mundo. Passos Coelho continua a ajudar à festa.

Quantos países com governo socialista restavam em meados e 2011 em toda a União Europeia? Depois das eleições na Hungria, no Reino Unido e em Portugal só ficaram dois países: Grécia e Espanha.

Por outras palavras, como dizia Margaret Thatcher, "o socialismo dura até se acabar o dinheiro dos outros". Conclusão: Passos Coelho é socialista…


* Orlando Castro, jornalista angolano-português - O poder das ideias acima das ideias de poder, porque não se é Jornalista (digo eu) seis ou sete horas por dia a uns tantos euros por mês, mas sim 24 horas por dia, mesmo estando (des)empregado.

Título anterior do autor, compilado em Página Global: PORTUGUESES EXPLORAM... PORTUGUESES

Sem comentários:

Mais lidas da semana