terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Guiné-Bissau: Greve dos professores desconvocada, aulas recomeçam quinta-feira



RTP - Lusa

A greve dos professores do ensino básico e secundário da Guiné-Bissau foi hoje desconvocada e as aulas recomeçam na quinta-feira, disse à Agência Lusa o presidente do SINAPROF (Sindicato Nacional dos Professores), Luís Nancassa.

"Acabámos de sair de uma reunião com o Governo e chegámos a acordo", disse Luís Nancassa esta noite à Agência Lusa, acrescentando que o executivo se "comprometeu em cumprir com todas as reivindicações dos professores".

Por isso, o dirigente sindical apelou a todos os professores para que regressem às aulas já na quinta-feira.

A greve tinha começado na semana passada e estava previsto que se prolongasse até dia 15 de dezembro. Esta semana pais e encarregados de educação já se tinham manifestado preocupados com a perturbação do ano letivo.

Os professores reivindicam nomeadamente pagamentos de salários e a entrada em vigor do estatuto da carreira docente. Luís Nancassa explicou que os ordenados de professores doentes não estão a ser pagos, mesmo depois destes voltarem a lecionar.

O sindicato quer também a promoção de 305 professores, que entraram no sistema sem formação pedagógica mas que fizeram depois essa formação. Pela lei, disse o responsável, deviam deixar de receber o antigo salário, entre 29 mil e 42 mil francos (44 a 64 euros), e passar a receber no mínimo 76 mil francos (116 euros).

O universo de professores englobados no aviso de greve era superior a cinco mil e a greve fez-se sentir principalmente na capital.

Ler mais em Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana