domingo, 12 de fevereiro de 2012

Moçambique: Ligação à rede elétrica dá nova vida ao Hospital Rural de Mueda



Emanuel Pereira, da Agência Lusa

Mueda, Cabo Delgado, 12 fev (Lusa) - A eletrificação do distrito de Mueda, província de Cabo Delgado, que teve lugar no último ano, gerou melhorias significativas na qualidade do sistema de saúde do Hospital Rural da região, onde hoje é possível fazer cirurgias sem interrupções.

Em março de 2011, o histórico distrito de Mueda, região interior do extremo norte moçambicano, onde se desenrolaram os primeiros acontecimentos que resultariam na queda do regime colonial português, recebeu ligação à rede elétrica moçambicana.

"Com a chegada da energia de Cahora Bassa, estou a operar satisfatoriamente no bloco. Em qualquer altura estamos prontos", disse à Lusa Afonso Sitoe, diretor do Hospital de Mueda e único cirurgião da instituição.

O Hospital Rural de Mueda, que serve de referência aos seis Centros de Saúde da região e aos distritos de Muidumbe e Nangade, no norte de Moçambique, tem uma média de atendimentos mensal superior a 1.500 pacientes "nos seus vários serviços, incluindo consultas externas".

Antes da chegada da rede de eletricidade pública a unidade hospitalar dependia de um gerador e de um sistema de painéis solares, considerados insuficientes para as necessidades energéticas do hospital.

"Com o gerador, às vezes, tínhamos de utilizar o raio-X umas três vezes, porque ele parava a meio. Agora, mal um paciente chega, podemos encaminhá-lo para o raio-X", exemplifica Sitoe.

"Temos muito equipamento que estava parado por causa da energia. Neste momento, estamos a renovar o sistema elétrico com vista à sua utilização", completou.

No Hospital Rural de Mueda, que tem uma equipa de cerca de 30 profissionais, realiza-se, mensalmente, uma média de 80 partos.

A província de Cabo Delgado tem a maior taxa de mortalidade materna do país, onde em cada 100 mil partos se estima que ocorram mais de 800 mortes e, por isso, a chegada da energia à unidade hospitalar de Mueda não podia ser mais "bem-vinda".

"Se eu tivesse trombetas, ia tocar para comemorar a chegada da energia de Cahora Bassa", expressou o diretor.

Apesar das melhorias significativas que a energia possibilitou aos serviços de saúde do Hospital Rural, em Mueda a maioria das unidades de saúde continua sem ligação elétrica e água corrente.

A região, onde vivem mais de 100 mil pessoas e que apresenta elevados índices de pobreza, tem também sérias carências ao nível de infraestruturas rodoviárias.

Sem comentários:

Mais lidas da semana