terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Polícia garante que "dentro de dias" esclarecerá raptos de empresários em Maputo



RTP - Lusa

A polícia moçambicana assegurou hoje que irá esclarecer, "dentro de dias", os 10 casos de sequestros de empresários em Maputo e anunciou a detenção de um jovem indiciado de rapto de uma mulher em janeiro.

No habitual balanço semanal à imprensa, o porta-voz do comando-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, disse que as autoridades policiais moçambicanas já "têm pistas" dos envolvidos nos casos de rapto.

A onda de raptos está a gerar fortes acusações entre a comunidade muçulmana, de onde são oriundas as vítimas, e as autoridades policiais.

Nos últimos dois meses, 10 empresários da influente comunidade paquistanesa de Maputo terão sido raptados e pedidos resgates de 500 mil a dois milhões de dólares.

Na semana passada, o presidente do Conselho Islâmico de Moçambique, Abdul Carimo, disse à Lusa que muitos empresários estão a refugiar-se no exterior e criticou a ação policial, nomeadamente de alguns "coniventes" que "nada fazem" para socorrer as vítimas.

Hoje, o porta-voz da PRM negou que haja polícias envolvidos no rapto de cidadãos de origem asiática e apelou às famílias das vítimas a colaborarem com a polícia, mesmo que estejam sob ameaça dos sequestradores.

Segundo Pedro Cossa, a polícia tem um plano elaborado para esclarecer todos os casos.

Sobre o rapto de uma mulher no passado dia 28 de janeiro, o porta-voz disse que as autoridades policiais esperam identificar outros membros da quadrilha.

"Este é o culminar de um processo iniciado em janeiro, na sequência dos casos de raptos ocorridos em Maputo, acompanhados de coação das vítimas para não denunciarem e não cooperarem com a polícia. Este é o caso que mais cedo cortou a meta e esperamos que ele (o jovem indiciado) seja cooperativo em relação a estes casos que acompanhamos nos últimos tempos", disse Pedro Cossa, escusando-se a dar detalhes, sob alegação de que o caso está a seguir os trâmites legais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana