terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

DESCOBERTO MINERAL RARO EM CABO VERDE



Angola Press

Praia - Um engenheiro de minas cabo-verdiano descobriu no arquipélago um mineral raro que se pensava não existir em Cabo-Verde, o leucito, um composto de potássio e alumínio com bastante procura nos mercados internacionais, noticiou a Lusa.

A descoberta é relatada na edição online de segunda-feira do jornal A Semana, que dá conta de que o engenheiro de minas José Mejias fez a descoberta durante as escavações preparatórias para a construção da barragem da Faveta, em São Lourenço dos Órgãos, no interior da ilha de Santiago.

"Trata-se de um mineral raro, composto por potássio e alumínio e que se pensava não existir no arquipélago", disse Mejias, que indicou ter já proposto à Universidade de Cabo-Verde (UNI-CV) uma pesquisa sobre o leucito.

Mejias disse acreditar que uma prospecção intensiva dos recursos existentes no subsolo de Cabo-Verde pode revelar "muitas e boas surpresas".

Encontrado a cerca de 25 metros de profundidade, o leucito existe no local da barragem "em quantidades consideráveis", referiu o engenheiro.

O mineral, que aumenta a concentração à medida que vai aumentando a profundidade, já foi utilizado anteriormente como fonte de alumínio e potássio, recursos bastante procurados nos circuitos comerciais de várias partes do mundo.

Até ao momento, lembra o A Semana, desconhecia-se a existência de leucito no subsolo cabo-verdiano, sendo maioritariamente associado a países como os Estados Unidos, Brasil e Itália, ou regiões como a Gronelândia e a Ásia Menor.

Sem comentários:

Mais lidas da semana