quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PR timorense condena e lamenta destituição de Mohamed Nasheed, PR das Maldivas



MSE - Lusa

Díli, 15 fev (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, condenou e lamentou hoje a destituição do chefe de Estado das Maldivas, Mohamed Nasheed.

"Lamento e condeno firmemente a destituição sob pressão militar do Presidente democraticamente eleito da República das Maldivas, Mohamed Nasheed", refere o Presidente timorense em comunicado divulgado à imprensa.

Para José Ramos-Horta, é "evidente" que o Presidente das Maldivas foi "forçado a demitir-se por elementos militares e que a iniciativa tem o apoio de anteriores dignatários das Maldivas inclinados a recuperarem privilégios e influência política de que beneficiavam no anterior regime".

"Deve preocupar o mundo que elementos extremistas, invocando abusivamente o Islão, tenham sido instrumentais no desencadear de manifestações violentas, intolerância religiosa e agitação social quando o golpe de Estado foi lançado", salienta o Presidente timorense.

José Ramos-Horta considera também "estranho e perturbador o silêncio com que grandes potências e democracias estabelecidas reagiram aos acontecimentos antidemocráticos nas Maldivas".

Três semanas de protestos levados a cabo pela oposição culminaram num motim da polícia que levou no passado dia 08 à demissão de Nasheed, o primeiro Presidente do país eleito democraticamente em 2008.

Sem comentários:

Mais lidas da semana