quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: Dengue já provocou três mortos e Díli é distrito mais atingido - Governo



MSE - Lusa

Díli, 08 fev (Lusa) - A vice-ministra da Saúde de Timor-Leste, Madalena Hanjam, disse hoje à agência Lusa que o vírus do dengue já provocou três mortos no país e que, até ao momento, as autoridades registaram 238 casos.

"O dengue já fez três mortos e há 238 casos em quatro distritos. Díli é o mais atingido, seguido de Manatuto, Liquiça e Baucau", afirmou a vice-ministra.

Nas declarações à Lusa, a vice-ministra pediu à população para levar as crianças para o hospital logo que tenham febre e para participar na prevenção, recolhendo lixos e fazendo a limpeza de águas paradas, como a que se junta nos pratos dos vasos das flores.

"As pessoas têm de participar na prevenção, fazer limpeza e o ministério da Saúde vai fazer uma desinfestação", afirmou a vice-ministra.

O ministério da Saúde recomenda igualmente o uso de mosquiteiros.

"Pedimos ajuda à PNTL (Polícia Nacional de Timor-Leste), às forças de defesa e aos estudantes universitários para a limpeza e o ministério da Saúde vai fazendo a desinfestação", acrescentou.

Os sintomas do dengue, transmitido através da picada de mosquito, são febre alta, dores de cabeça, cansaço, dores nos músculos e articulações, vómitos, dores abdominais e manchas vermelhas na pele.

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana