MSE - Lusa
Díli, 20 fev (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, em visita oficial à Austrália, reuniu-se hoje com o ministro da Defesa australiano, Stephen Smith, com quem discutiu o futuro das relações bilaterais com aquele país no âmbito da defesa.
Segundo a agência noticiosa AAP, que cita um comunicado do Ministério da Defesa australiano, Stephen Smith e Xanana Gusmão discutiram o futuro das relações de cooperação na defesa até e após as eleições e transição da total responsabilidade da segurança para as autoridades timorenses.
"O processo de transição será coordenado entre Timor-Leste, a Austrália, a Nova Zelândia e as Nações Unidas", acrescenta a APP, citando o comunicado.
A Austrália tem destacados em Timor-Leste 380 militares no âmbito da Força Internacional de Estabilização (ISF, sigla em inglês).
A ISF é composta por 460 elementos das forças de defesa australianas e da Nova Zelândia.
Aquela força está em Timor-Leste a convite do Governo timorense e em apoio da ONU com o objetivo de manter a estabilidade e ajudar ao desenvolvimento do país.
Além do ISF, as forças militares australianas contribuíram também com elementos para a Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT).
A UNMIT é a quinta missão da ONU em Timor-Leste desde 1999.
Timor-Leste realiza eleições presidenciais a 17 de março e legislativas em junho.
O primeiro-ministro timorense iniciou na sexta-feira uma visita oficial à Austrália para participar nas cerimónias dos 70 anos do início da batalha do Mar de Timor e lançar o livro "Xanana Gusmão: Estratégias para o Futuro", em Sidney, e na Universidade de Vitória, em Melbourne.
A visita termina na quinta-feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário