segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: PM reúne-se com presidente da Woodside e diz que encontro foi "produtivo



MSE - Lusa

Díli, 20 fev (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, que se encontra em visita oficial à Austrália, reuniu-se hoje com o presidente da petrolífera australiana Woodside, tendo, no final do encontro, afirmado que o encontro foi "produtivo", segundo a Radio Australia News.

"Acredito que junto encontraremos uma solução que possa ser benéfica para nós e para a Austrália", afirmou o chefe do executivo timorense, após o encontro com Peter Coleman, refere a rádio australiana.

A exploração do campo de gás Greater Sunrise criou um impasse no diálogo entre a petrolífera australiana Woodside e as autoridades de Timor-Leste, só ultrapassado com a nomeação no verão passado de um novo presidente pela empresa.

Enquanto a empresa australiana defende a exploração numa plataforma flutuante, Timor-Leste insiste em ter uma fábrica de processamento de gás natural na costa sul do país, com o objetivo de criar postos de trabalho e desenvolver aquela região e as partes ainda não conseguiram chegar a acordo.

O primeiro-ministro timorense iniciou na sexta-feira uma visita oficial à Austrália para participar nas cerimónias dos 70 anos do início da batalha do Mar de Timor e lançar o livro, "Xanana Gusmão: Estratégias para o Futuro", em Sidney, e na Universidade de Vitória, em Melbourne.

A visita termina na quinta-feira.

1 comentário:

Anónimo disse...

É hora de Timor trocar a Woodside pela Petrobrás

Mais lidas da semana