quinta-feira, 1 de março de 2012

Guiné-Bissau: Supremo confirma 10 candidatos a Presidente da República



FP – MB - Lusa

Bissau, 01 mar (Lusa) - O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau afixou, com data de quarta-feira, o edital com os nomes dos candidatos a Presidente da República, confirmando 10 candidatos.

Na semana passada, o STJ já tinha publicado um edital em que rejeitava quatro das 14 candidaturas a Presidente.

Após cinco dias para contestar apenas uma candidatura contestou mas o tribunal não deu provimento, pelo que o edital, assinado pela presidente do STJ, Maria do Céu Monteiro, fixa as mesmas 10 candidaturas como definitivas.

Com a publicação do edital, são assim candidatos a Presidente, nas eleições de 18 de março, Carlos Gomes Júnior, até agora primeiro-ministro e presidente do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde), e Kumba Ialá, que concorre com o apoio do PRS, Partido da Renovação Social, maior partido da oposição.

Henrique Rosa, empresário, ligado à Igreja Católica e Presidente interino do país entre 2003 e 2005, Baciro Djá, atual ministro da Defesa e ex-ministro da Juventude, membro do PAIGC e ex-presidente do Instituto Nacional de Defesa, e Luís Nancassa, professor e presidente do Sindicato dos Professores, são também candidatos.

Manuel Serifo Nhamadjo, até agora presidente interino da Assembleia Nacional e também dirigente do PAIGC, Serifo Baldé, ex-emigrante em Portugal e fundador do PDSSG (Partido Democrático Socialista de Salvação Guineense, também chamado de Partido Jovem), e Ibraima Jaló, comerciante, ex-emigrante e líder do CNA (Congresso Nacional Africano), estão também na lista de candidatos a Presidente.

Uma lista que integra ainda Vicente Fernandes, advogado, líder da AD (Aliança Democrática), empresário do ramo das águas e conhecido por falar sempre em português e não em crioulo, e Afonso Té, ex-militar que chegou a vice-chefe do Estado Maior General das Forças Armadas no tempo do Presidente "Nino Vieira", que concorre pelo PRID (Partido Republicano da Independência e Desenvolvimento), embora a atual direção do partido não o reconheça.

As eleições presidenciais estão marcadas para dia 18 de março, antecipadas devido à morte em janeiro passado de Malam Bacai Sanhá, Presidente eleito em 2009.

Sem comentários:

Mais lidas da semana