segunda-feira, 5 de março de 2012

Moçambique: Homens armados da Renamo semeiam pânico em Nampula



Rádio Moçambique

Cerca de 300 ex-guerrilheiros da Renamo, fortemente armados, decidiram acampar no quintal da delegação desta formação política na cidade de Nampula, onde, aparentemente, aguardam pelas ordens do seu Chefe, Afonso Dhlakama para iniciarem as propaladas manifestações.

Enquanto aguardam pelas alegadas manifestações, os ex-guerrilheiros da Renamo estão a semear pânico naquela parcela do país.

Para além de estarem fortemente armados e terem tomado posições ao longo da rua, os homens da Renamo são acusados de cometer várias atrocidades, incluindo violação de mulheres que se fazem àquela rua na calada da noite, defecar ao longo da estrada e em quintais vizinhos e espancamentos a cidadãos inocentes.

Segundo a edição de hoje do jornal “O Pais”, os homens da Renamo, que alegam estarem a espera de ordens para o início das manifestações anunciadas por Afonso Dhlakama em 2009, recentemente espancaram jornalistas da Televisão de Moçambique (TVM), tendo também confiscado a sua câmara, quando tentava filmar o local onde se encontram os guerrilheiros.

A devolução do equipamento da TVM só foi possível graças a intervenção de Fernando Mazanga, porta-voz nacional da Renamo, depois de frustrada uma intervenção policial.

Os mesmos também mantêm, há várias semanas, um cidadão em regime de cárcere privado, sob o pretexto de ser espião da Frelimo.

Trata-se de Hemane Bandau, 65 anos, detido a Fevereiro último naquela delegação, depois de ter sido violentamente espancado por ter sido encontrado na posse de cartão de membro do partido Frelimo, quando transitava pela rua onde se encontra instalada a delegação da Renamo.

Segundo informações recolhidas junto à família de Hemane Bandau, os guerrilheiros da Renamo não permitem visitas de sua esposa.

A família nega que o Hemane Bandau tenha ido à rua dos Sem Medo para espiar os membros da Renamo a favor da Frelimo. Aliás, a família afirma que Bandau e’ motorista de profissão e funcionário de uma empresa privada.

Para além destes desmandos, há relatos de imundície no bairro, porque a única latrina existente na sede da Renamo, onde os seus homens se encontram acampados, não tem capacidade para atender cerca de 300 homens. Como consequência, os quintais vizinhos também acabam sendo transformados em latrinas.

(RM/AIM)

Sem comentários:

Mais lidas da semana