segunda-feira, 5 de março de 2012

Moçambique: Devemos ser capazes de explorar os nossos recursos – Aires Ali



Rádio Moçambique, com foto

O Primeiro-Ministro desafiou hoje os moçambicanos a estarem preparados para melhor explorarem as vantagens decorrentes da ocorrência de diversos recursos naturais no país.

Falando na abertura da primeira sessão ordinária da Comissão Consultiva do Trabalho (CCT), que iniciou hoje em Maputo, Aires Ali sublinhou que atualmente Moçambique é conhecido a esfera global devido a ocorrência de recursos minerais.

Entretanto, agora é necessário trabalhar-se no sentido do país também se tornar numa referência mundial pela sua capacidade de explorar os seus próprios recursos.

“O desafio é que nós precisamos de saber aproveitar esta oportunidade histórica de explorarmos os nossos recursos naturais esgotáveis”, disse o governante, acrescentando que “temos de saber como agirmos rapidamente de modo a tirarmos grandes vantagens”.

Na sua intervenção, o governante reconheceu que o alcance desse desafio passa, sobretudo, pela aposta na formação de recursos humanos, tarefa que não só cabe ao Governo, mas também às empresas, sindicatos e até mesmo a pessoas individualmente.

Aires ali disse que, no quadro da implementação do seu Programa Quinquenal, o Governo continuará a dar primazia a promoção do emprego, sobretudo para a juventude, a proteção social, através do alargamento da rede de cobertura do Sistema de Segurança Social a mais trabalhadores, a formação profissional do trabalhador, a promoção e consolidação do diálogo social, entre outras medidas.

No quadro da promoção do emprego, os membros da CCT (Governo, empregadores e sindicatos) assinaram hoje um memorando de entendimento sobre os compromissos dos parceiros sociais no âmbito da formação profissional.

O acordo foi assinado pela Ministra do Trabalho, Helena Taipo, na sua qualidade de presidente da CCT, bem como pelo presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Rogério Manuel, na qualidade de representante dos empregradores.

Outros signatários deste documento são os secretários da Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM) – Central Sindical, Alexrande Munguambe, e da Confederação dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (Consilmo), Jeremias Timana.

Na sua intervenção durante a abertura da primeira sessão ordinária da CCT, a Ministra do Trabalho disse que este memorando visa encontrar respostas para o desafio do Governo na formação de mão-de-obra qualificada para o mercado nacional.

(RM/AIM)

Sem comentários:

Mais lidas da semana