sexta-feira, 30 de março de 2012

Moçambique: O HÁBITO DE SER PEQUENO



A Verdade (mz) – opinião, editorial

“Falam do aumento do HIV-SIDA. Esquecem que o HIV se contrai no quarto e o Governo não está no quarto”, foi com esta resposta cristalina, clarividente e contundente que Aiuba Cuereneia, ministro da Planificação e Desenvolvimento, brindou as vozes que discordam do discurso “colorido” segundo o qual Moçambique está a crescer.

Que este Governo não lida bem com a crítica nós já sabemos. O que não sabíamos é que os seus representantes gostam, quando lhes dá jeito, de abraçar a ignorância. É que Aiuba Cuereneia não pode provar, nem com sabedoria salomónica, que o único espaço onde um cidadão nacional contrai HIV-SIDA é o quarto. Não só não pode provar como também é inadmissível que se pronuncie de forma tão arrogante em público.

Ignorar, dessa forma leviana, as diversas formas de transmissão de vírus da SIDA é um atentado à sanidade mental do próprio dirigente.

Seria, portanto, interessante ver como responderia o ministro diante de uma adolescente que contraiu o vírus da SIDA depois de ter sido violada pelos desempregados que engrossam as fileiras do submundo do crime.

Gostaríamos, também, de ver o semblante do ministro diante de um recém-nascido condenado a viver com um vírus que não o larga, mas que desconhece a origem.

Sem comentários:

Mais lidas da semana