JSD - Lusa
Cidade da Praia, 06 mar (Lusa) - O Presidente e o primeiro-ministro de Cabo Verde lamentaram hoje, em declarações à Agência Lusa, a morte do primeiro chefe de Estado timorense, Francisco Xavier do Amaral, considerando-o uma das figuras proeminentes do país.
"É o desaparecimento de uma figura muito relevante ligada à história da luta pela independência timorense. Simboliza a resistência maubere ao colonialismo e era uma figura que deixa marcas em Timor-Leste. A sua morte deve ser lamentada por todos", disse à Lusa Jorge Carlos Fonseca, chefe de Estado cabo-verdiano.
"Foi o presidente da autoproclamada República Democrática de Timor-Leste nos anos 70, apesar do percurso posterior de luta pela restauração da independência, para usar a expressão utilizada pelas autoridades timorenses", acrescentou, indicando ter enviado já uma mensagem de condolências à família e às autoridades locais.
Por seu lado, José Maria Neves, chefe do Governo cabo-verdiano, lamentando a perda de Xavier do Amaral, prestou "homenagem sentida" ao primeiro Presidente de Timor-Leste.
"Espero que o país, agora que Timor-Leste encontrou o caminho da paz e da estabilidade, continue o seu processo de crescimento, de desenvolvimento, para a dignificação do povo timorense", salientou, indicando que, se houver condições, Cabo Verde estará representado no funeral.
O primeiro Presidente de Timor-Leste, que declarou a independência em 1975, morreu hoje em Díli vítima de doença prolongada.
Francisco Xavier do Amaral era candidato às presidenciais timorenses de 17 deste mês e fora internado na semana passada, não estando a participar na campanha eleitoral, que começou a 29 de fevereiro e termina dia 14.
Também na semana passada, a doença de Francisco Xavier do Amaral levou o Parlamento timorense a reunir-se de emergência para alterar a lei eleitoral, que previa a marcação de uma nova data para as eleições por incapacidade ou morte de algum candidato.
Relacionado em Página Global
Destaque Página Global
Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.
ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR DE TIMOR-LESTE”, na barra lateral
Leia mais sobre Cabo Verde - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos
Sem comentários:
Enviar um comentário