segunda-feira, 5 de março de 2012

LU-OLO VENCE ELEIÇÕES TIMORENSES NA PRIMEIRA E ÚNICA VOLTA - observadores


Lu-Olo, uma família presidencial?

Beatriz Gamboa*, da redação PG, em Timor-Leste

Em Timor-Leste a campanha eleitoral já conta com seis dias do período oficial em que os candidatos a presidente da república se desdobram em comícios, caravanas e contactos com os eleitores. No domingo (4 de Março) foram mostrados indicativos de que o favoritismo do próximo presidente poderá estar a mudar de Taur Matan Ruak, candidato do CNRT, para Lu-Olo, candidato da Fretilin. Observadores admitem que Lu-Olo possa vencer este pleito logo à primeira volta, obtendo pouco mais de 50 por cento dos votos expressos em urna.

“O facto de Taur Matan Ruak ter recebido o apoio expresso de Xanana Gusmão e do seu partido político, o CNRT, veio influenciar decisões acerca da tendência dos eleitores destas presidenciais. O insucesso e as injustiças das políticas levadas a cabo pelo governo de Xanana Gusmão-CNRT estão a colar-se a Taur Matan Ruak. As pessoas estão a desviar-se para o candidato da Fretilin, Lu-Olo como modo de castigar Xanana e o CNRT pela pobreza e todas as dificuldades que os assola, pelo não cumprimento das promessas de Xanana e pelo desvario daquilo a que eles chamam KKN e que em português corrente se chama conluio, corrupção e nepotismo”, afirmou Manuel (nome fictício) na qualidade de interessado em observar descomprometidamente todo o processo eleitoral e as consequências que daí advirão no dia em que os votos dos timorenses forem depositados nas urnas eleitorais.

Outro observador por nós contactado vai mais longe e acredita que Taur Matan Ruak vai acabar por ser “ostracizado devido a ter consentido a colagem atabalhoada do CNRT e de Xanana Gusmão”. À nossa pergunta sobre as razões de ser visível no terreno que Taur conta com a presença de uma grande quantidade de assistência e/ou apoiantes respondeu que “é foogo de palha, é espetáculo montado pelo CNRT e que é mais visível a nível de caravanas que percorrem o país. Isso não tem comparação com o juntar de assistência e de apoiantes de Lu-Olo nos comícios. Ainda neste domingo passado isso foi bem visível em Baucau. Eles tomaram conta da cidade, que é a segunda maior do país, e eram pessoas dali, poucas de outros distritos. À medida que Lu-Olo avança no terreno e viaja distrito em distrito, o que se vê é exatamente isso. Lu-Olo está em crescendo, não restam dúvidas. O candidato Taur está a pagar a fatura daquilo de que acusam Xanana e o CNRT-AMP: injustiças e enriquecimentos ilícitos por parte de membros deste governo e dos seus amigos. Taur, sem responsabilidades nisso, vai pagar essa fatura, tudo o indica. O espetáculo da campanha do general Taur tem uma boa aparência mas nas urnas vamos ver refletido o descontentamento existente sobre os comportamentos erróneos de que acusam Xanana. A solução para Taur seria descolar-se do CNRT, só que se calhar agora já é tarde demais.”

GANHA TAUR POR QUE A IGREJA TAMBÉM O APOIA

Opinião contrária têm timorenses comuns da cidade de Díli que acompanham a campanha eleitoral de Taur, alguns até militantes do CNRT de Xanana, partido que apoia o candidato e que sem querer dar a perceber mas dando-o (por não ser segredo) lhe fornece grande parte da logística e outras minudências com vista a cativar eleitores: “Taur vai vencer, tem muitos apoiantes do CNRT e até de outros partidos da AMP. Quando Xanana se juntar a Matan Ruak na campanha e a Igreja anunciar claramente o seu apoio ao candidato podem todos acreditar que Lu-Olo e a Fretilin vai perder as esperanças de que poderá ganhar estas eleições.”

Pedimos a este apoiante de Taur Matan Ruak que fosse mais especifico sobre o apoio da Igreja timorense ao candidato mas recebemos por resposta para irmos “falar com os bispos, principalmente o de Baucau, que é quem fala mais.”

RAMOS-HORTA E A CAMPANHA DE SOFÁ

José Ramos-Horta continua a fazer uma campanha de sofá e de panfletos que mandatários seus vão distribuindo pela população em variados locais. Muitas vezes de porta-a-porta. Quando se pergunta o que acham sobre o candidato Ramos-Horta, atual PR, muitos afirmam guardar-lhe bastante simpatia e que vão votar nele. Outros tomam por destaque que é uma referência importante de Timor-Leste a nível global. A maioria dos interpelados considera que Horta não quer ser reeleito por estar desgostoso com o rumo para que Xanana Gusmão e as suas políticas têm conduzido o país. Em vaticínio, os inquiridos à pergunta “quem vai ser o novo presidente da república” responderam maioritariamente Lu-Olo.

Um diretor de hotel falou abertamente sobre o que pensa sobre a campanha de sofá que José Ramos-Horta está a fazer: “Ramos-Horta é um homem inteligente, culto, de dimensão mundial, que vê nas mediocridades destes políticos que nos têm governado, incluindo Xanana, um grande mal da nação. O que ele quer é ir-se embora.” Sobre Taur Matan Ruak considera que fez bem em aceitar o aliado CNRT-Xanana Gusmão e que por isso “vai vencer as eleições em disputa com Lu-Olo na segunda volta”.

Outros candidatos de menor impacto mediático e entre a população participam mais ou menos ativamente nesta campanha, mas nem Fernando La Sama, por enquanto, merece tese de considerações nem lugar de relevância. Tem sido uma campanha morna, quase sem vida, com alguma impreparação e muito improviso, o que conduz a que nem sempre tudo resulte a contento do candidato. La Sama, atual presidente do Parlamento Nacional, foi votado substancialmente nas eleições presidenciais anteriores e por mais um pouco poderia ter sido ele, em vez de Ramos-Horta, a disputar com Lu-Olo a segunda volta. O partido que dirige (Partido Democrático) é quem o apoia na organização e logística – mal, pelos visto.

*BG, com apoio de ALM, MDC, DTL

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.

Destaque Página Global: OH DE TIMOR-LESTE!

ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR DE TIMOR-LESTE”, na barra lateral

5 comentários:

Anónimo disse...

Beatriz, tenha dó!

Anónimo disse...

TMR perdeu eleitores ao juntar-se ao Xanana,que mais lhe restava fazer se a FRETILIN lhe traiu?

Anónimo disse...

Lu-Olu,deixa de sacrifícar as populações,transportando-as em camionetas e amontoadas como se fossem animais,só para exibir a vossa vaidade e arrogância.Dos 40.000 presentes no teu comício,"como dizem,"quantos serão legíveis ao voto do dia 17 de Março?A maioria dos que lá estavam,eram jovens abaixo dos 18 anos.O dia-D será o melhor testemunho da tau victória ou derrota.

Anónimo disse...

UMA GRANDE MENTIRA!

PROPAGANDA BARATA.

O espaco no Colegio da Missao Catolica de Bacau apenas poderia acumular po volta de 4000 a 5000 pessoas.

Uma semana antes, no mesmo lugar, numa consolidacao do Partido do Xanana, CNRT, encheram por volta de 5000 apoiantes no precinto e nao dava mais para encher.

Como e' que a FRETILIN manipulou este numero?

Para os observadores que se encontram em Timor neste momento: o Lu-Olo vai-se perder na primeira volta, porque em todos os comicios transportavam mais pessoas de outros destritos, para prencher os locais que sempre sao poucos.....

Manu Mutin

Anónimo disse...

Concordo com o ultimo comentarista, este estadio nao conseguia suportar os numeros manipulados pela FRETILIN. Como os tais 100 mil apoiantes que estavam a chegar a dili...

Mais lidas da semana