terça-feira, 6 de março de 2012

Timor-Leste: Candidato Manuel Tilman opõe-se à adesão à ASEAN, "um clube de pedintes"



MSE - Lusa

Díli, 06 mar (Lusa) - O deputado e candidato às eleições presidenciais Manuel Tilman considera que a (ASEAN) é "um clube de pedintes" e que Timor-Leste deveria repensar a sua adesão ao bloco asiático e dar preferência à CPLP.

"Timor não é um pedinte. Timor hoje financeiramente é rentável e como tal Timor só poderá entrar na ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) desde que os países da ASEAN resolvam o seu sistema financeiro. Se Timor entrar agora, apenas Singapura e Timor têm dinheiro. Ora, não vamos entrar num clube de pedintes ou de pobres", afirmou, em entrevista à Lusa, o candidato às presidenciais de 17 de março.

Para Manuel Tilman, os recursos financeiros, políticos e económicos de Timor-Leste devem antes servir para dinamizar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No plano interno, se for eleito, Manuel Tilman pretende basear a sua Presidência na valorização dos timorenses.

"O vetor número do meu mandato como Presidente da República será a gestão equitativa e aplicar as riquezas do petróleo e do gás no investimento no Homem, na pessoa timorense", afirmou o também presidente do partido União dos Filhos Heroicos da Montanha (KOTA).

Para Manuel Tilman, que foi também deputado em Portugal, é preciso "investir na família e nas crianças até aos 10 anos".

"O timorense é pobre e esfomeado, as crianças chegam à escola mal nutridas", afirmou.

O candidato disse também que outro problema é a função pública e os veteranos.

"Nós estamos a aumentar a função pública, mas com salário pobre e muitos moram muito longe dos seus empregos", disse o candidato, defendendo a criação de uma linha de crédito para apoiar projetos viáveis apresentados pelos veteranos.

Em relação à segurança, o candidato afirmou que o povo é pacífico. Eu não estou preocupado com o meu povo. Estou preocupado com aqueles que pensam que não vão ganhar as eleições quer presidenciais, quer eleições parlamentares", disse, acrescentando que está numa ligação de plataforma com a Fretilin.

O candidato defende também o fim da Missão Integrada da ONU no país. "Já temos 10 anos, temos dinheiro, temos inteligência, já temos as nossas forças armadas, a nossa justiça, a nossa polícia, bem ou mal tudo isto é nosso. Deixem-nos em paz que não precisamos de tutores", afirmou.

Manuel Tilman concorreu às presidenciais de 2007 e obteve na primeira volta 4,09 por centos dos votos.

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.

Destaque Página Global

ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR DE TIMOR-LESTE”, na barra lateral

Sem comentários:

Mais lidas da semana