sábado, 10 de março de 2012

Timor-Leste: Xanana Gusmão pede voto em Taur Matan Ruak em comício em Díli




MSE - Lusa

Díli, 10 mar (Lusa) - O primeiro-ministro timorense e presidente do Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), Xanana Gusmão, participou hoje pela primeira vez num comício de Taur Matan Ruak, candidato às presidenciais de dia 17, que decorreu em Díli.

"Uma surpresa. Não constava do programa", disse à agência Lusa um elemento da candidatura de Taur Matan Ruak.

O CNRT anunciou recentemente o seu apoio à candidatura do ex-chefe das Forças Armadas timorense.

Xanana Gusmão apareceu, acompanhado pela família, já Taur Matan Ruak discursava aos seus apoiantes as razões da sua candidatura, bem como o que pretende fazer para um futuro melhor para Timor-Leste, caso seja eleito.

No discurso, Taur Matan Ruak mostrou-se preocupado com a corrupção e com os sinais exteriores de riqueza, que, caso vença as eleições, quer ver investigados e defendeu serviço militar obrigatório para os jovens a partir dos 18 anos.

Chamado ao palco, perante o êxtase dos apoiantes, Xanana Gusmão apelou ao voto em Taur Matan Ruak.

No comício, que não encheu o Campo da Democracia, no centro de Díli, participaram milhares de pessoas, a maior parte das quais jovens, que dançaram e gritaram efusivamente por Taur Matan Ruak e Xanana Gusmão.

"Viva Taur Matan Ruak, viva Xanana Gusmão", gritavam os jovens encharcados, porque choveu durante toda a tarde em Díli.

Nas terceiras eleições presidenciais de Timor-Leste, marcadas para dia 17, participam 12 candidatos.

OPINIÃO PÁGINA GLOBAL

Nada que não fosse previsível, Xanana Gusmão ao lado de Taur Matan Ruak. Falta saber como conseguem os críticos de Xanana Gusmão apoiar em consciência limpa o candidato-general. Em Portugal e em muitas partes do mundo chama-se a isso “engolir elefantes”, ter de “levar a injeção”, “devorar sapos”, em Timor-Leste não sei como se denomina o que neste contexto se está a passar.

Certo é que com legitimidade podem dizer que Taur se aliou ao chefe de um governo corrupto e muito mau governo (os próprios timorenses o acusam) no decorrer destes quase cinco anos de exercício. E sendo assim ainda apoiam Taur Matan Ruak? Mas que consciência terão das consequências de tal ato?

Por aqui, pelo Página Global, mais e melhores entendidos sobre as políticas em Timor-Leste, vêm há quase dois anos anunciando a aliança Xanana Gusmão-Taur Matan Ruak que alguns negaram em comentários, enaltecendo Taur. As evidências do que veio sendo afirmado por nós estão agora à vista de todos. A gravidade das ocultações e mentiras de Taur podem ser constatadas em qualquer publicação que tenha publicado as suas declarações desde há uns tempos a esta parte. Ele nunca assumiu a aliança feita com Xanana Gusmão desde há mais de um ano, pelo menos. Mesmo assim confiam nele? Então concedem que andaram a acusar injustamente Xanana Gusmão e que até chegaram ao ponto de o acusar de traidor indevidamente? Como é possível as pessoas serem tão incoerentes ou difamatórias? Onde está a razão de tudo isto? Na manipulação há muito desenhada e que é uma ratoeira onde os timorenses vão provavelmente cair? O futuro o dirá. (Redação PG – CT)

1 comentário:

Anónimo disse...

“No comício, que não encheu o Campo da Democracia, no centro de Díli, participaram milhares de pessoas, a maior parte das quais jovens, que dançaram e gritaram efusivamente por Taur Matan Ruak e Xanana Gusmão.”

“No comício que não encheu o Campo da Democracia” diz a LUSA e em seguida diz que “participaram milhares de pessoas...”.

A pergunta seria qual é o tamanho do Campo da Democracia?

Mais lidas da semana