sábado, 21 de abril de 2012

D. AFONSO HENRIQUES, JESUS CRISTO E OS FERIADOS




António Tavares Teles – Expresso, opinião, em Blogues

Bitaites

Ao mesmo tempo que o Papa quer que se mantenham os feriados religiosos do 15 de Agosto e do 1º de Novembro, Ribeiro e Castro quer a mesma coisa para o 1º de Dezembro, dia da Restauração. Que o deputado do CDS quisesse o da Fundação da nacionalidade, por mais que, no fundo, ninguém lhe conheça a data precisa com a entrada a cavalo de Afonso filho de Henrique na Catedral de Zamora ou a embaixada a Roma para pagar em géneros à Santa Sé o preço da nossa independência, vá que não vá, ainda o nacionalismo que reivindica se justificava. Mas, a Restauração da independência conquistada tantos séculos antes, estou como o outro: por amor de Deus! Nacionalismo por Nacionalismo, ao menos o devido a Afonso Henriques. E, religião por religião a data que festeja o nascimento de Jesus Cristo, que merece um feriado, sim senhor. Mas esse já existe.

1. Segundo o "Público", "já nem o FMI acredita na austeridade para tirar a zona euro da crise". Embora o título correcto devesse ser (até de acordo com o texto da notícia): "Demasiada austeridade pode comprometer a retoma", porque o título publicado é de facto ambíguo, como é fácil de perceber. E os aforradores portugueses já reflectem de resto isso mesmo, retirando "metade do (aforro) previsto para 2012". Sendo que, nesta matéria, a própria UTAO (Unidade Técnica de Apoio Orçamental), "critica" (segundo o mesmo "Público")" a falta de prudência nas previsões do Governo." Porque incompetência não deve ser. E mentira também não: seria uma palavra muito forte. Talvez mais um lapso, apenas.

2. O relatório da Ferrostaal, "a empresa" (leio no "Correio da Manhã") "que integrava o consórcio que vendeu os submarinos a Portugal, confirma o pagamento de comissões a Jürgen Adolff (1,6 milhões de euros) e ao vice-almirante Rogério de Oliveira (1 milhão)". Com o excesso de pão e laranjas que tenho cá por casa, já agora gostava de saber onde é que ambos se encontram para (não é corrupção, atenção) mandar-lhes um presentinho. Modesto mas sentido.

3.Ainda pelo que leio, os nossos bispos "apelam à coragem da verdade e à busca da justiça". Acrescentando o patriarca de Lisboa que " o bem comum deve estar acima dos interesses pessoais". O que acho óptimo. O pior é quando os interesses pessoais (o dos padres pedófilos, por exemplo) perturbam (e perturbaram, durante décadas) essa busca da justiça e essa coragem da verdade... Já dizia um amigo meu: a ideologia, tudo bem, o pior é a organização.

4. O Vaticano defende a "família normal", o que biblicamente deve ter como tradução a família à Adão e Eva sem a maçã nem a serpente (é claro), indo no entanto mais longe, ao criticar igualmente a "cultura do sexo sem regras". Bom, já tínhamos o Kamasutra, que pelo menos tentou pôr alguma regra na orgia. Mas criticar o "sexo sem regras"? Só mesmo em nome das regras sem sexo. Assim, porém, quem é que quer ser homem ou mulher? Quem é que (por cortesia deixemos as freiras de lado) quer ser padre? E até que percentagem de padres quer ser padre, com uma regra como esta?

5. A respeito do Bayern de Munique - Real Madrid de terça-feira, titula Tiago Pimentel, no "Público":

"Mário Gomez (avançado do Bayern) perpetua maldição do Real Madrid em Munique".

Maldição! Penso que ele terá querido escrever tradição (o Real perdeu oito vezes na capital bávara e só uma vez empatou) ou então saiu-lhe mal o tiro, fugindo-lhe a caneta para o que realmente pensa: que se trata de uma maldição. Deve ter detestado ver o Real perder. Outra prova?

E, sobre os pares de botas que alguém roubou do balneário madridista, ele escreveu também que "Cristiano Ronaldo foi um dos jogadores afectados". Podia ter escrito lesados, espoliados, ou coisa assim. Mas não: afectados! Talvez por isso o seu ídolo tenha jogado tão pouco ... Entretanto, do pouco que vi do jogo (os quinze ou vinte últimos minutos,) Mário Gomez falhou uma oportunidade de ouro, o árbitro não marcou um penalty contra Ronaldo e companhia e não expulsou Marcelo, quando era da mais elementar justiça fazê-lo. Mas devo ter sido eu que vi mal.

6. No Chelsea - Barcelona, o contrário: não bastou ao Barcelona ter uma posse de bola esmagadora, falhado, quase por milagre, quatro ou cinco ocasiões de golo feito, atirado, no último minuto do jogo, um remate ao poste com o guarda-redes da equipa de Londres batido, etc., etc., para que Luís Freitas Lobo, que sempre defendeu que para suster os catalães era preciso fazer pressão alta, só ter falado da maravilha que foi a forma como (qual autocarro, qual quê?) o combóio inglês dominou tácticamente a partida ... O Chelsea que só fez um remate à baliza de Valdez, tendo (mérito de Drogba, não contesto) feito dessa forma o golo com que saiu vencedor de tão desigual contenda. Mas é assim: embora todos paguemos a televisão que temos em casa, só alguns é que são servidos. Sobretudo os que gostam do Real e do Benfica.

7. Paulo Pereira Cristóvão pode não ter razão mas lá que tem argumentos, tem com certeza. Só gostava de saber quais

Bicuaites

1.Título do "Correio da Manhã": "Peritos preparam tectos nas pensões".

É sempre assim: começamos pelo tecto, sobretudo o das pensões - o dos hotéis, não - mais baixas. A base (os alicerces), que se f.

2. Director do IPD Portugal e Brasil (ramo imobiliário): "O imobiliário é a classe que melhor tem protegido a posição e as poupanças dos investidores".

Tanto, que nem se vêem! (Já agora: tenho um apartamento à venda. O senhor director quer comprá-lo?)

3. Título (ainda) do "Correio da Manhã": "Processo de Lúcia pronto em 2013". E em pós-título: "Cardeal Saraiva Martins lamenta que não se tenha aproveitado a antecipação de dois anos".

Eu também: quanto mais depressa, melhor.

4. Mais "Correio da Manhã": "Acidente na A3 provoca o caos/ Colisão cortou a auto-estrada durante três horas".

Quanto aos feridos, no título, nada: o trânsito é sagrado.

5. Do "Público": "Apesar de ter o apoio de Xanana Gusmão, Matan Ruak conseguiu evitar ser contaminado pela má reputação do Governo e dos políticos (timorenses)".

Timor Lorosai ...

6. "Estados Unidos: Republicanos bloqueiam a 'regra Buffett', que pretendia um aumento fiscal para os mais ricos".

Este (Warren) Bufett - um dos homens mais ricos do mundo - é (não há dúvida) um traidor e o Barak Obama seguramente um muçulmano, amigo de peito de Bin Laden e um perigoso comunista.

7. Jorge Jesus: "Fico no Benfica".

Tem sorte: ao fim de tantos anos com tão poucas vitórias, o seu presidente já se acostumou com toda a certeza a perder.

8. Com três meses de salários em atraso, o presidente da Assembleia Geral da SAD do União de Leiria - João Carlos Duarte - na saída do ex-presidente - João Bartolomeu - garantiu: "Até à saída dele, consideramos reunidas as condições para o normal funcionamento do clube".

Estão lixados, os jogadores!

9. "Correio da Manhã": "O júri do prémio 'CM Coragem' reuniu ontem para eleger os finalistas de cada categoria - Heróis com Farda e Civis: Padre José Maia, Helena André (Banco Alimentar), Eugénio Fonseca (Caritas), Manuela Eanes (IAC), Mariano Cabaço (U. Misericórdias), Carlos Lopes (ex-atleta) e Luís Santana (administrador da Cofina Media)".

Luís Santana?! Administrador da Cofina-Media?! De facto, on n'est jamais aussi bien servi que par soi-même ...

Não tenhas medo das represálias: o que te levou a provocá-las é sempre pior do que elas.

*António Tavares Teles escreve de acordo com a antiga ortografia

Sem comentários:

Mais lidas da semana