JSD - Lusa
Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) - A Universidade de Cabo Verde (UNI-CV) e o Observatório da Língua Portuguesa (OLP) assinaram hoje um acordo que prevê a instalação, no arquipélago cabo-verdiano, de um polo da instituição lusófona.
Segundo a agência Inforpress, o acordo foi assinado na Cidade da Praia pelo reitor da UNI-CV), Paulino Fortes, e o presidente do OLP, Anacoreta Correia, à margem do ato central das comemorações do Ano da Língua Portuguesa e da evocação do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), que se comemora a 05 de maio.
O Observatório da Língua Portuguesa vai ficar situado no Plateau, centro da Cidade da Praia, numa instalação cedida pela UNI-CV.
O dia 05 de Maio foi fixado como a data em que é anualmente comemorada a "Língua Portuguesa e a Cultura da CPLP", uma decisão saída do XIV Conselho de Ministros da CPLP, realizado em junho de 2009, em Cabo Verde.
Nesta data, os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores recomendaram aos estados-membros, às instituições da CPLP, aos observadores associados e consultivos e às diásporas dos países da CPLP a comemoração do Dia da Língua.
Sem comentários:
Enviar um comentário