sábado, 5 de maio de 2012

Cabo Verde: EXPORTAÇÕES DESCEM 10,9% NO PRIMEIRO SEMESTRE



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 04 mai (Lusa) - Cabo Verde registou, no primeiro trimestre, uma descida de 8,8 por cento nas importações e de 10,9 por cento nas exportações, enquanto as reexportações subiram 159,9 por cento em relação a idêntico período de 2011.

Segundo dados sobre o Comércio Externo divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) cabo-verdiano, citados pela agência Inforpress, o défice da balança comercial evoluiu no mesmo sentido, aumentando 20,4 por cento e a taxa de cobertura melhorou 0,9 pontos percentuais.

No período em referência, a Europa continua a ser o principal e quase único cliente de Cabo Verde, absorvendo 99,2 por cento do total das exportações, apesar da evolução negativa (-9,9 por cento) do montante das exportações cabo-verdianas para essa zona económica.

Relativamente aos países com os quais Cabo Verde mantém relações comerciais, a Espanha lidera o 'ranking' na zona económica europeia, representando no primeiro trimestre deste ano, 74,1 por cento do total das exportações (74,7 por cento do total da zona económica em que se insere), menos 3,1 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre homólogo de 2011.

Portugal ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações, com 25,1 por cento do total, e os Estados Unidos o terceiro, com 0,6 por cento.

Dos países destacados, apenas dois tiveram evolução positiva; Portugal (9,5 por cento) e a Guiné-Bissau, que viu as suas importações provenientes de Cabo Verde multiplicarem por 4,4.

Entre os produtos exportados por Cabo Verde no primeiro trimestre de 2012, as conservas de peixes ocupam o primeiro lugar, representando 51,6 por cento (mais 6,3 p.p. que no período homólogo).

Os peixes, crustáceos e moluscos vêm em segundo, com 25,6 por cento do total, 8,8 p.p. a menos que o nível registado no mesmo período do ano anterior.

Dos produtos destacados, apenas peixe, crustáceos e moluscos tiveram evolução negativa (-33,6 por cento).

As exportações de conservas de peixe, vestuários, calçados e bebidas alcoólicas cresceram, respetivamente, 1,4 por cento, 9,8 por cento, 3,0 por cento e 8,6 por cento comparativamente aos montantes registados no primeiro trimestre de 2011.

O continente europeu continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde, com 77,1 por cento do montante total (contra 76,7 por cento do mesmo período do ano transato), o que constitui uma diminuição de 82, por cento.

Com exceção da África, que viu a sua exportação para Cabo Verde crescer 20,4 por cento, registou-se um declínio das importações provenientes dos outros continentes em comparação com o mesmo período de 2011.

Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 45,6 por cento do total (contra 40,6 por cento do mesmo período de 2011), seguido da Espanha (11 por cento) e Holanda (9,7 por cento).

Dos principais países de proveniência das importações de Cabo Verde, comparado com o período homólogo, a China, (88,9 por cento) a Espanha (17,3 por cento) e a Bélgica (13,3 por cento) foram os que registaram evoluções positivas de maior relevância no primeiro trimestre 2012.

Sem comentários:

Mais lidas da semana