segunda-feira, 21 de maio de 2012

Moçambique: Vice-Presidente cubano em visita para reforçar "históricas" relações bilaterais



MMT - Lusa

Maputo, 21 mai (Lusa) - O vice-presidente do Conselho de Estado da República de Cuba, Esteban Lazo Hernández, iniciou hoje uma visita de quatro dias a Moçambique, visando reforçar a "histórica" cooperação bilateral.

Durante os quatro dias de visita ao país, Esteban Lazo Hernández será recebido em audiência pelo chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza, e manterá encontros com a presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, e o primeiro-ministro, Aires Ali, que o recebeu hoje à chegada no Aeroporto Internacional de Maputo.

Falando a jornalistas momentos após a chegada do governante cubano, o vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Henrique Banze, disse que esta visita pretende "passar em revista a cooperação bilateral".

"Vamos passar em revista a cooperação bilateral e, sem dúvidas, iremos falar de outras questões que possam interessar os dois países e povos", disse Henrique Banze.

O governante moçambicano considerou "históricas" as relações entre os dois países, lembrando que Cuba tem vindo a apoiar Moçambique, principalmente nas áreas da educação e saúde.

"Vamos focalizar fundamentalmente duas áreas de trabalho. Cuba tem vindo a apoiar Moçambique tanto na formação de professores e médicos como em pessoal médico", afirmou o diplomata.

De acordo com Henrique Banze, as autoridades moçambicanas e cubanas vão tratar de questões de interesse comum, particularmente no âmbito das Nações Unidas.

"Nós temos estado a potenciar não só o relacionamento político diplomático, mas também sempre que possível elevarmos esse relacionamento ao nível de cooperação empresarial. É verdade que a Cuba tem um sistema e forma de trabalhar próprias, mas iremos, com base nisso, decidirmos o que fazer", disse Henrique Banze.

Sem comentários:

Mais lidas da semana