sexta-feira, 15 de junho de 2012

Angola: Presidente felicita missão militar que regressou da Guiné-Bissau



CSR - Lusa

Luanda, 15 jun (Lusa) -- O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, enviou uma mensagem de felicitações aos integrantes da missão militar angolana na Guiné-Bissau, que foi transmitida hoje no ato formal de regresso a Angola, divulgou a imprensa angolana.

Segundo a agência noticiosa angolana Angop, a mensagem enviada pelo Presidente angolano serviu para felicitar os efetivos militares pelo cumprimento honroso das suas tarefas na Guiné-Bissau.

A Missang, num total de 249 efetivos, entre militares e polícias, estava na Guiné-Bissau em resultado de um protocolo assinado entre os ministros da Defesa dos dois países, complementar a um acordo governamental, ratificado pelos respetivos parlamentos.

A missão militar angolana na Guiné-Bissau permaneceu naquele país durante um ano e as suas atribuições eram, principalmente de cooperação, realizando a reparação de casernas e equipamentos, a construção e reabilitação de infraestruturas variadas e a formação dos novos recrutas das forças de segurança.

O efetivo da Missang começou a retirar-se da Guiné-Bissau a 06 de junho, na sequência do golpe de Estado de 12 de abril.

O comando militar guineense, responsável pelo golpe de Estado, acusou a Missang de ser o braço armado do Governo da Guiné-Bissau.

A mensagem de José Eduardo dos Santos foi lida pelo chefe do Estado Maior General adjunto das Forças Armadas Angolanas para a Educação Patriótica, general Egídio de Sousa Santos, na parada de homenagem aos militares, realizada na Unidade de Forças Especiais, baseada em Cabo Ledo, na província do Bengo.

A Missang foi substituída por forças da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), comandadas pelo tenente-general Guibanga Barro, do Burkina Faso.

A CEDEAO negociou um governo de transição na Guiné-Bissau, que não é aceite pela maioria das organizações internacionais, que querem a reposição do governo deposto.

Sem comentários:

Mais lidas da semana