sábado, 9 de junho de 2012

Timor-Leste: CNRT apela à unidade nacional e larga balões em comício em Díli



MSE - Lusa

Díli, 09 jun (Lusa) - O Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, apelou hoje, em Díli, à unidade nacional essencial para o desenvolvimento do país num comício que terminou com a largada de balões.

O comício que se realizou no Campo da Democracia juntou milhares de pessoas e foi o primeiro do partido de Xanana Gusmão na capital timorense.

Timor-Leste realiza eleições legislativa a 07 de julho e o país está atualmente concentrado na campanha eleitoral dos 21 partidos e coligações candidatos aos 65 lugares do parlamento timorense.

Já passava das 16:00 horas (08:00 em Lisboa) quando Xanana Gusmão, presidente do CNRT, subiu ao palco para apelar à unidade nacional e apresentar os "dez mandamentos" do partido para o período entre 2012-2017.

Num discurso, de cerca de 45 minutos em tétum e com o programa do partido na mão, o primeiro-ministro timorense explicou que pretende desenvolver as infraestruturas, a economia, o setor privado e o capital humano.

Os restantes mandamentos são a reforma da administração pública, a descentralização, justiça, inclusão social, paz e estabilidade e incremento das relações externas.

"Nós, os timorenses, resistiremos mais uma vez para poder libertar este povo da pobreza, da tristeza, da escuridão, do obscurantismo e de outras formas de pressão que o povo atravessou no passado", afirmou à agência Lusa Dionísio Babo, secretário-geral do CNRT.

Para Dionísio Babo, a mensagem de Xanana Gusmão, que não falou à imprensa, "foi muito clara, fez um apelo à unidade nacional".

Depois de deixar o palco, o primeiro-ministro regressou, emocionado, para agradecer a música com o seu nome feita pelos seus apoiantes.

O comício terminou com uma largada de balões brancos, verdes e azuis, as cores do CNRT, e com mais música e dança e apelos ao voto em Xanana Gusmão.

3 comentários:

Anónimo disse...

“...o primeiro-ministro timorense explicou que pretende desenvolver as infraestruturas, a economia, o setor privado e o capital humano.”

Isto quer dizer mais Orçamento Geral do Estado, e mais dinheiro para bolso de ministros, single tender sources e nada para o povo. Falsas e falsas promessas...

Anónimo disse...

E tudo assim outros tambem dzem que se ganharem cada suco vai receber $150000.00 . Afinal andam todos a comprar votos e a esbanjar o dinheiro a torto e a direito

Anónimo disse...

O problema é que este governo teve cinco anos e esvaziou mais e ainda faz promessas. Também estou acordo consigo. Não se percebe este $150.000 e para quê?

Mais lidas da semana