sábado, 9 de junho de 2012

Cabo Verde-UE: Governo e "27" vão rever acordo de pesca assinado em 2011



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 09 jun (Lusa) - O Governo de Cabo Verde e a União Europeia (UE) vão reunir-se em setembro para rever alguns artigos do acordo de pesca assinado em 2011 e clarificar as alíneas do "pescado acidental que pode ser tolerado".

A ministra das Infraestruturas e Economia Marítima cabo-verdiana, Sara Lopes, citada hoje pela agência Inforpress, falava no final do Conselho de Ministros Especializado para Assuntos Económicos, que dedicou a sessão de sexta-feira às questões do mar, no quadro do Dia Mundial dos Oceanos.

"Há algumas lacunas de interpretação de algumas cláusulas do acordo de pesca. Em setembro, a comissão mista deverá reunir-se, em Bruxelas, para revisitar os artigos e clarificar as alíneas de pesca acidental dos tubarões, do que é permitido e do que não é permitido", sublinhou.

No início da semana, a ONG Biosfera denunciou a pesca ilegal de tubarões que tem sido feita no âmbito desse acordo.

"A pesca ilegal existe em todo o mundo e temos consciência de que, quando se faz um acordo, há riscos de desvios. Mas o importante é que haja fiscalização, para que esses desvios sejam detetados e corrigidos", frisou a ministra cabo-verdiana.

Sara Lopes disse que o Governo está a criar condições para reforçar "cada vez mais" a sua capacidade de acompanhamento e fiscalização dos acordos de pescas que rubrica com vários países e organizações.

Sem comentários:

Mais lidas da semana