quarta-feira, 11 de julho de 2012

Timor-Leste: GOVERNO DE UNIDADE NACIONAL OU A DERROCADA DO MATEBIAN?




António Veríssimo

As eleições legislativas timorenses realizadas no passado dia 7 foram pacíficas e aparentemente democráticas. Não fosse o eurodeputado Nuno Melo referir a existência de comprovados votos comprados e tudo teria acontecido eleitoralmente sem mácula. Ou talvez não, porque sabemos que em Timor-Leste, como em tantas outras partes do mundo lusófono existem sempre resquícios de manipulações eleitorais que retiram a honestidade ao ato de votarmos, até mesmo em Portugal. Bem, mas na generalidade o balanço faz-se pela positiva.

No caso de Timor-Leste sabemos que há votos comprados e que os carenciados timorenses até se pelam pelas eleições para receberem mais uns quantos sacos de arroz ou uns quantos dólares. Aconteceu em eleições anteriores – prática de vários partidos políticos e candidatos presidenciais – e agora, dia 7, voltou a acontecer. Nem devíamos de estar admirados com as declarações do eurodeputado Nuno Melo sobre a constatação do facto. Mas estamos. Parece que queremos à viva força ver a honestidade sobrepor-se nas eleições de um país onde tanta perfídia e manipulação prevalecem e dominam quase tudo e todos. Impossível. E cada ano que passe será pior. A elite que se impôs pós 1999-2000 assim dita. Tudo com o aval da esclerosada ONU, onde os cambalachos abundam, as simpatias, os jogos de poder e de conluio são por demais. Lembremo-nos que nunca é a casca do ovo que apodrece mas sim o seu conteúdo. O recheio do ovo Timor-Leste foi estruturado pela ONU. O resultado está à vista. Podia ser tudo muito pior, sabemos, mas, mesmo assim, é tudo muito mau. Longe de uma democracia real em que o povo, os eleitores, honesta e devidamente esclarecidos, se deviam pronunciar. E não se tome por base o sucesso e sabedoria do referendo de 1999 porque nunca se deve perguntar a um prisioneiro ou a um escravo se quer ser libertado. Logo aí, nesse aspeto, a ONU falhou. Mas, entre o mais podre e o menos podre todos sabemos o que devemos escolher. Os timorenses escolheram. Tiveram de escolher. E agora, ao longo da vida vão continuar a ter de escolher se querem chafurdar num esgoto com mais trampa ou com menos trampa. Claro que haverá os que escolhem gravemente mal, mais mal, muito mal, e que perecem atolados quase sem saberem porquê.

Não deixa de ser um mistério a vitória do partido de Xanana Gusmão, CNRT, que quase atingiu a maioria absoluta no número de deputados no parlamento. Atendendo às carências a que, enquanto primeiro-ministro, votou dois terços dos timorenses, não seria expectável que conseguisse muito mais votação que em 2007. Mas conseguiu.

Perante o resultado da votação nestas eleições o maior derrotado foi a FRETILIN. Teve sensivelmente a mesma votação de 2007, enquanto o CNRT de Gusmão subiu mais de 10 por cento, salvo erro. Impressionante, como os timorenses preferem ser masoquistas. Será? Serão? Ou encontraremos a razão deste sucesso de Gusmão na ineficácia da oposição da FRETILIN ao longo destes últimos anos? Nisso ou nas quantidades de arroz e de dinheiro que alegadamente se vem sussurrando que o CNRT distribuiu pelos maltratados e famintos do interior do país? Teriam de ser muitas toneladas de arroz, teriam de ser muitos milhares e milhares de dólares… E não era detetável tal operação? Quanto a muitos aconteceu disso tudo um pouco, com conta, peso, medida… e muita astúcia. Mas mais grave foi a FRETILIN não ter sabido demonstrar aos timorenses que Gusmão foi um péssimo primeiro-ministro nos últimos cinco anos. E que o governo que chefiou proporcionou a muitos do seu séquito riquezas incontáveis que se refletiram nas consequências da fome e outro tipo de carências básicas de que a vasta maioria dos timorenses foram e são vítimas. Eis que, assim, apesar de tudo, os partidos políticos mais votados nestas eleições legislativas em Timor-Leste foi um que se fartou de roubar e mal governar e outro que não soube demonstrar que assim era e que isso tem sido causa maior das agruras por que os timorenses continuam a passar – parece que eternamente.

GOVERNO DE UNIDADE NACIONAL

Fala-se agora da possibilidade de formação de um governo de unidade nacional, bipartido, CNRT-FRETILIN… Céus! Depois do desastre vem a hecatombe? Vai ficar tudo na mesma ou ainda pior? Se anteriormente quase não existiu oposição atuante e competente ao governo Xanana-AMP, que oposição haverá a esta fórmula unidade nacional, aos vícios e tentações que vão ser gerados por variadíssimas circunstâncias? Se a FRETILIN anteriormente, na oposição, partido político mais votado, fez quase nada na oposição – os ladrões e corruptos continuam todos à solta – o que poderá fazer o PD e a chamada Frente, que até são farinha do mesmo saco de Xanana Gusmão? Ou será que a FRETILIN vai estar no governo e na oposição?

Disse alguém que desde que viu uma vara de porcos a andar de bicicleta acredita em tudo na política e fora dela. Esse alguém decerto que já nasceu vencido e só por isso acredita em tudo. No conveniente e no inconveniente ao interesse dos povos. No caso de Timor-Leste o inconveniente é o arremedo de democracia, a paz podre, a “estabilidade” social apesar da fome, das carências em setores como a saúde, a habitação, o emprego, a educação, as infraestruturas básicas – água, eletricidade, vias de mobilidade chamadas estradas, passeios pedonais, etc. Tanta coisa, tanta coisa, tanta coisa que supostamente devia existir de acordo com os milhões e milhões de dólares que desapareceram não se sabe para onde e que são da responsabilidade deste vitorioso ex e futuro primeiro-ministro Xanana Gusmão. E agora a FRETILIN vai aliar-se a tal adversário do bem-estar timorense e abdicar de fazer uma oposição competente, eficaz, corretiva daquilo que fez mal nos últimos cinco anos? Céus. Até o Matebian vai estremecer e talvez também perecer em derrocada!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro António Verissimo,

Claro que não vai haver um governo de unidade nacional, irá sim haver um governo do CNRT e PD. Possivelmente com a Fretilin mudança.
O Ministro da Agricultura continuará a ser o mesmo e talvez mude a Justiça, o Turismo e as Infraestruturas. Quanto ao resto, a Lucrécia bem tem esfregado a bola de cristal, mas nada tem saido de positivo, só aparecem sapos na bola.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Meu caro AV
tens toda razão quanto à má governação, miséria e não desenvolvimento de Timor. Só não entendo 2 coisas:
- O que é os observadores eleitorias internacionais foram lá fazer, pois não me parece que tenha sido só a compra de votos para justificar os resultados;
- Como é que 2 partidos da mesma coligação governamental um sobe inexplicavelmente (CNRT) e será que o outro PD é que sofreu o natural e normal "desgaste de governação"?

Mais lidas da semana