quinta-feira, 26 de julho de 2012

Timor-Leste: PARTIDOS DO NOVO GOVERNO COMEÇAM HOJE A CONVERSAR



JCS - Lusa, foto em Sapo TL

Díli, 26 jul (Lusa) -- Os três partidos que vão integrar o próximo Governo de Timor-Leste iniciam hoje em Díli conversações para a formação do novo Executivo, disse à agência Lusa Dionísio Babo, secretário-geral do CNRT.

A 16 de julho, o Partido Democrático (PD), de Fernando Lassama, e a Frente Mudança, aceitaram a coligação com o Conselho Nacional da Reconstrução Timorense de Xanana Gusmão, o partido mais votado nas legislativas de 07 de julho.

Nas legislativas, o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste, de Xanana Gusmão, conseguiu 36,68 por cento dos votos, garantindo 30 lugares no Parlamento, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) 29,89 por cento dos votos e 25 lugares, o Partido Democrático (PD) 10,30 por cento e oito lugares e a Frente Reconstrução Nacional de Timor-Leste (Frente Mudança) 3,11 por cento dos votos e dois lugares.

Depois de o partido de Xanana Gusmão ter convidado os dois partidos que elegeram menos deputados para formar Governo, rejeitando uma coligação com a Fretilin, o segundo partido mais votado pelos timorenses, registaram-se distúrbios no país que provocaram um morto.

Agora, de acordo com Dionísio Babo, os três partidos, "através de grupos de trabalho" vão sentar-se à mesa e começar a discutir.

"Há vários pontos a acertar e estas reuniões, ainda sem os líderes dos partidos, podem demorar vários dias, mas o objetivo é começar a conversas sobre a formação do Governo e, inclusivamente, começar a falar sobre as pastas que o Executivo vai ter que terão de ser coincidentes com os programas políticos apresentados à população", disse.

Dionísio Babo explicou ainda que não serão, "de forma imediata", discutidos nomes para o Executivo, mas terá de haver um consenso sobre as pastas para depois se saber que serão as pessoas indicadas para ocupar os postos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana