terça-feira, 14 de agosto de 2012

Angola: MAIS PETRÓLEO, SEM POLIOMIELITE, CAMPANHA ELEITORAL SEM ALARMES




Autoridades angolanas e congolesas em contactos para exploração petrolífera conjunta

13 de Agosto de 2012, 19:55

Luanda, 13 ago (Lusa) - O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chicoti, disse hoje, em Luanda, que Angola e a República Democrática do Congo estão em contacto para uma exploração petrolífera conjunta na zona fronteiriça entre os dois países.

Georges Chicoti falava em declarações à imprensa, no final de uma audiência que concedeu hoje ao vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da RDCongo, Monzia Dismas.

Angola e a República Democrática do Congo, que partilham uma fronteira comum, enfrentam desde há alguns anos um diferendo sobre marcos fronteiriços, no plano da exploração petrolífera na fronteira marítima.

Um ano sem casos de poliomielite aponta para erradicação da doença - UNICEF

14 de Agosto de 2012, 12:58

Luanda, 14 ago (Lusa) - Angola passou a integrar o grupo de países que a ONU considera estarem no caminho para a erradicação da poliomielite, por não registar qualquer caso há mais de um ano, indicou hoje a organização.

Em comunicado enviado à Lusa, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) destacou que a "redução significativa" dos casos de pólio - 33 casos em 2010, cinco em 2011 e nenhum caso em 2012 -, se deve ao trabalho conjunto do Ministério da Saúde com a UNICEF e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O último caso de poliomielite foi reportado a 07 de julho de 2011, no município do Quimbele, província do Uíge, norte do país, num bebé de 14 meses.

"Nos últimos anos, Angola tem vindo a fazer progressos reais na luta contra a poliomielite, fruto do esforço conjunto de todos os parceiros com o objetivo de garantir a vigilância epidemiológica, a implementação das campanhas alargadas de vacinação de qualidade, a melhoria da cobertura de vacinação de rotina, a higiene e o tratamento da água potável", lê-se no comunicado enviado à Lusa.

O texto assinala designadamente os êxitos alcançados no controlo da circulação do vírus nos reservatórios, particularmente no corredor Benguela-Luanda e nas províncias fronteiriças com a República do Congo, por meio de campanhas sincronizadas de vacinação.

Em 1999, Angola chegou a registar 1.119 casos de poliomielite, que resultaram em 110 óbitos, seguindo-se um período sem circulação do vírus, entre 2001 e 2004, que acabaria por ser importado novamente, da Índia, em 2005, 2007 e 2008.

EL (NME).

Primeiras semanas de campanha sem "situações alarmantes" - Polícia Nacional

14 de Agosto de 2012, 13:48

Luanda, 14 ago (Lusa) - As duas primeiras semanas de campanha eleitoral em Angola decorreram sem registo de "situações alarmantes, suscetíveis de alteração significativa da ordem e segurança públicas", noticiou hoje a agência Angop, que cita fonte da Polícia Nacional.

Segundo o diretor adjunto da Ordem Pública do Comando Geral da Polícia Nacional, superintendente-chefe Aristófanes dos Santos, desde o início oficial da campanha, no passado dia 31 de julho, registaram-se "desentendimentos na afixação de propaganda política" nas províncias de Benguela, Malanje e Luanda, que foram "prontamente resolvidos pelas forças da ordem".

O oficial da Polícia Nacional garantiu que as forças de segurança do Ministério do Interior "estão devidamente preparadas" para repor a ordem onde for necessário.

Sem comentários:

Mais lidas da semana