sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Forças de segurança portuguesas em Timor-Leste começam a regressar em novembro

 

MSE - Lusa
 
Díli, 05 out (Lusa) - As forças de segurança portuguesas destacadas na Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) começam a regressar a Portugal em novembro, disse hoje o comandante da Polícia das Nações Unidas, o superintendente Luís Carrilho.
 
Segundo o superintendente português, a seguir às eleições legislativas, realizadas a 07 de julho, começou de "forma gradual" o repatriamento de polícias para os seus países de origem.
 
"Durante o mês de novembro planeamos que seja o mês forte em termos do repatriamento dos polícias dos cerca de 40 países da ONU que aqui estão, mas esses polícias que partem, os polícias portugueses, os polícias de todos os outros países, levam Timor no coração", afirmou.
 
O superintendente Luís Carrilho falava no final da cerimónia de condecoração de 30 elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e quatro da Guarda Nacional Republicana (GNR) com a medalha de Solidariedade de Timor-Leste.
 
A Missão Integrada da ONU em Timor-Leste termina oficialmente a 31 de dezembro.
 
O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, anunciou em setembro que o país pretende ter uma relação inovadora com a ONU após o fim do mandato da UNMIT, excluindo a presença de qualquer tipo de missão daquela organização no país.
 
Integram a UNPOL, comandada pelo superintendente português Luís Carrilho, 38 elementos da PSP, cinco da GNR e um do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
 
A Guarda Nacional Republicana tem também destacado em Timor-Leste 140 elementos na força de polícia integrada da ONU no âmbito da UNMIT com regresso a Portugal previsto para novembro.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana