terça-feira, 16 de outubro de 2012

Portugal: SILVA LOPES DIZ QUE VAI A MANIFESTAÇÃO CONTRA MERKEL

 

Diário de Notícias - Lusa
 
O economista José Silva Lopes disse hoje que estará presente nas manifestações quando estas visarem os políticos europeus e, nomeadamente, a chanceler alemã, Angela Merkel.
 
Silva Lopes, que falava numa conferência sobre o Orçamento do Estado para 2013 organizada pelo Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito de Lisboa, afirmou que não existe outra solução que não seja de austeridade para Portugal porque esta é imposta pelos políticos europeus.
 
"Compreendo que haja agora manifestações quase todos os dias, mas estas manifestações deviam ser contra a senhora Merkel e outros políticos da União Europeia que nos andam a por este garrote", afirmou o ex-ministro das Finanças.
 
Referindo-se às declarações da presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, que admitiu que terá ido longe demais com a austeridade, Silva Lopes interpretou como um sinal aos dirigentes europeus.
 
"O que a senhora Lagarde estava a dizer é que é preciso menos austeridade na Europa e se houver menos austeridade na Europa haverá mais margem para Portugal, Espanha, Grécia, etc respirarem um pouco".
 
Para o economista, o Orçamento do Estado para 2013, apresentado na segunda-feira no Parlamento, representa as "limitações" impostas pela Europa: "Essa coisa de pensar que mandamos a 'troika' às urtigas não pode ser. E depois no dia seguinte quem nos empresta o dinheiro? E se negarmos a dívida, como vamos viver?", perguntou.
 
Silva Lopes afirmou que a austeridade "é dolorosa, é lamentável, mas só nos livramos dela se a Europa deixar de nos apertar tanto", rematando que quando houver manifestações contra as políticas de austeridade da Europa, lá estará.
 
A chanceler alemã fará uma visita a Portugal no dia 12 de Novembro.
 
Relacionado em DN
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana