segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Supremos Tribunais de Justiça lusófonos reunidos em Díli para trocar experiências

 

MSE – VM - Lusa
 
Díli, 22 out (Lusa) - O nono Fórum dos presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça dos Países e Territórios de Língua Portuguesa teve hoje início em Díli, Timor-Leste, com o objetivo de trocar experiências e procurar soluções para problemas em comum.
 
O fórum "serve para uma troca de experiência no espaço comunitário de língua portuguesa em relação aos problemas que se põem nos tribunais, às questões que se podem vir a pôr e eventualmente à procura de soluções comuns", afirmou à agência Lusa o presidente do Supremo Tribunal de Justiça português.
 
Segundo Noronha do Nascimento, "não existe nenhum sistema que tenha as virtudes todas e não tenha defeitos e não há nenhum sistema que tenha os defeitos todos e não tenha virtudes. Há sempre uma coisa aproveitável, de bom e de mau em todos os sistemas".
 
Durante o fórum, que termina na quarta-feira, os presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça do espaço comunitário de língua portuguesa vão discutir "Os Tribunais na era da interdependência global" e "Como garantir a independência judicial".
 
Participam no encontro os presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
 
No encontro vão também participar, como observadores, os presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça da Indonésia, Singapura e do Território do Norte, Austrália.
 
O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, tem previsto discursar na sessão de encerramento.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana