terça-feira, 16 de outubro de 2012

Timor-Leste: ÁGIO “ENGENHEIRO DA LÍNGUA”, COMPETÊNCIAS CROCODILO MADE IN USA

 


Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros timorense em Portugal para apresentar Constituição Anotada
 
16 de Outubro de 2012, 08:00
 
Díli, 16 out (Lusa) - O ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros de Timor-Leste, Ágio Pereira, inicia na quarta-feira uma visita a Portugal para apresentar a Constituição Anotada timorense e participar no I Congresso de Engenheiros da Língua Portuguesa.
 
Segundo fonte do gabinete do ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, a visita de Ágio Pereira realiza-se na sequência de um convite do seu homólogo português, Miguel Relvas.
 
O ministro português visitou Timor-Leste no início de setembro para assinar vários acordos de cooperação no âmbito da comunicação social.
 
Durante a visita a Portugal, Ágio Pereira vai participar no I Congresso de Engenheiros da Língua Portuguesa, que se realiza na quinta-feira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
 
No congresso, o ministro timorense vai falar sobre o tema "Plano Estratégico de Desenvolvimento 2011-2030" para Timor-Leste.
 
Na sexta-feira, Ágio Pereira desloca-se a Braga para apresentar a Constituição Anotada de Timor-Leste, na Universidade do Minho.
 
Em Lisboa, no dia 22, o ministro timorense vai inaugurar na biblioteca "Espaço Timor" uma exposição de pintura de vários artistas timorenses.
 
No dia 23, Ágio Pereira reúne-se com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e com o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.
 
A visita a Portugal termina no dia 25.
 
MSE // VM.
 
Exercício Crocodilo 2012 é oportunidade de passar competências para militares timorenses - Governo
 
16 de Outubro de 2012, 08:17
 
Díli, 16 out (Lusa) - O secretário de Estado da Defesa de Timor-Leste, Júlio Tomás Pinto, considerou hoje que o exercício conjunto com os fuzileiros norte-americanos Crocodilo 2012 é uma oportunidade de passar competências aos militares timorenses.
 
"Esta é uma oportunidade para partilhar experiências e passar competências aos nossos militares", afirmou Júlio Tomás Pinto, salientando que os exercícios conjuntos com os fuzileiros norte-americanos começaram em 2009.
 
O exercício conjunto Crocodilo 2012 terminou hoje, depois de uma semana de uma série de atividades militares e de apoio médico e construção de infraestruturas nas aldeias mais remotas de Timor-Leste.
 
"A nossa instituição militar só foi estabelecida há dez anos e a maior parte das chefias das Forças de Defesa de Timor-Leste são veteranos e com experiência em guerrilha, não são militares regulares. Esta é uma oportunidade de transferir aptidões para os nossos militares, principalmente os mais novos", salientou o secretário de Estado da Defesa.
 
Para o governante, esta é também uma oportunidade de treinar os militares timorenses para operações de manutenção de paz.
 
Atualmente, um grupo de militares timorenses está integrado no contingente português destacado no Líbano.
 
"Queremos no futuro contribuir para as missões de manutenção de paz", acrescentou Júlio Tomás Pinto.
 
MSE // VM.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

1 comentário:

Anónimo disse...

“O ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros de Timor-Leste, Ágio Pereira,…” vai “participar no I Congresso de Engenheiros da Língua Portuguesa.”
E neste neste Congresso “ele vai falar sobre o tema "Plano Estratégico de Desenvolvimento 2011-2030" para Timor-Leste.” Será que vai haver alguma referência no que concerne a língua portuguesa? E que tal da outra língua official Tetun que os sucessivos governos tem vindo ignorer o seu desenvolvimento? Espero que estes ‘engenheiros’ não os ponham todos os ovos num só cesto a custa de outras línguas nativas.

Mau Seri

Mais lidas da semana