sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Guiné-Bissau: JUSTIÇA QUER INVESTIGAR DEPUTADO DO PAIGC, PROTEÇÃO AOS MENORES

 


PGR guineense pede levantamento da imunidade parlamentar de deputado do PAIGC
 
29 de Novembro de 2012, 14:43
 
Bissau, 29 nov (Lusa) - O procurador-geral da República da Guiné-Bissau, Abdu Mané, foi hoje propositadamente ao Parlamento para pedir o levantamento de imunidade parlamentar do deputado António Óscar Barbosa, investigado num caso que o envolve enquanto ex-ministro dos Recursos Naturais.
 
Segundo o próprio procurador, o presidente do Parlamento, Ibraima Sory Djaló, recusou-se a levantar a imunidade parlamentar do deputado, defendendo que se o Ministério Público quiser pode ouvir Óscar Barbosa, mas com o mandato suspenso.
 
"Falamos do pedido de levantamento de imunidade parlamentar, o Parlamento fala de suspensão de mandato. Não chegámos a um acordo. Uma coisa é o pedido de levantamento de imunidade parlamentar, outra é suspensão de mandato", explicou Abdu Mané.
 
Questionado pelos jornalistas sobre os motivos pelos quais quer o levantamento de imunidade parlamentar do deputado Óscar Barbosa, conhecido no país por 'Cancan', o procurador disse que não pode revelar os factos por se encontrarem em segredo de justiça.
 
Abdu Mané admitiu, porém, que o antigo ministro dos Recursos Naturais, "já foi constituído suspeito" no caso em que é investigado.
 
O procurador-geral da República prometeu continuar a trabalhar no caso, mas pediu que se deixe o Ministério Público fazer o seu trabalho. Questionado sobre se sente falta de colaboração do Parlamento, Adbu Mané disse que não querer responder à pergunta.
 
Confrontando pela agência Lusa com o pedido de levantamento de imunidade parlamentar ao deputado Óscar Barbosa, o líder da bancada do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), Rui Diã de Sousa, disse ser uma situação normal, mas que deve obedecer às normas.
 
"O pedido de levantamento de imunidade parlamentar a um deputado é normal, mas há regras que devem ser obedecidas. É isso que deve ser aplicado neste caso do deputado Óscar Barbosa", afirmou o líder do grupo parlamentar do PAIGC, ao qual pertence o ex-ministro.
 
MB // VM.
 
Operadores de justiça defendem maior proteção aos menores "em conflito com a lei" na Guiné-Bissau
 
30 de Novembro de 2012, 15:13
 
Bissau, 30 nov (Lusa) - Os operadores do sistema judicial da Guiné-Bissau recomendam que haja uma maior proteção aos menores "em conflito com a lei" e que o país crie centros de ressocialização desses menores.
 
Esta é uma das principais recomendações do segundo Fórum Nacional sobre a justiça criminal na Guiné-Bissau, organizado pelo Supremo Tribunal de Justiça e financiado pelo Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz, UNIOGBIS, que terminou na quinta-feira.
 
O Fórum juntou académicos, responsáveis do Supremo Tribunal de Justiça, do Tribunal Militar e da Ordem dos Advogados, bem como elementos ligados às Nações Unidas em Bissau.
 
Na análise que se fez à situação da justiça na Guiné-Bissau, bem como as causas de impunidade, concluiu-se que além da adequação do Código Penal do país aos novos tempos, também é preciso dedicar uma atenção particular ao problema de menores apanhados nas malhas da lei.
 
Na Guiné-Bissau não existe um único centro especifico de detenção de menores, pelo que, quando condenados, são encarcerados nas mesmas celas com os adultos.
 
O Fórum considera ser urgente a criação de centros de ressocialização de menores em cumprimento de penas ditadas pelo tribunal.
 
Por outro lado, o Fórum também recomendou um reforço e a colaboração entre os atores estatais, organizações não governamentais, poder local e autoridades tradicionais para o combate à pratica de mutilação genital feminina.
 
Embora haja uma legislação recentemente aprovada pelo Parlamento que criminaliza a prática da excisão o fenómeno ainda é frequente em varias comunidades, sob o pretexto do desconhecimento da lei.
 
Uma atenção particular aos crimes e delitos de natureza económica é outra das recomendações do Fórum, que já vai na sua segunda edição.
 
MB // VM.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana