sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Moçambique: PROMOVER A PAZ, CRAVEIRINHA LANÇA DUAS OBRAS INÉDITAS

 


Governo moçambicano exorta comunicação social a promover a paz e estabilidade social
 
30 de Novembro de 2012, 14:40
 
Maputo, 30 nov (Lusa) - O Governo moçambicano exortou hoje a comunicação social do país a promover a paz e a estabilidade social, assumindo o papel de mobilização da população para o processo de desenvolvimento do país.
 
Falando na abertura do III Conselho Consultivo do Gabinete de Informação (GABINFO), entidade estatal de regulação da comunicação social, a vice-ministra dos Transportes e Comunicações moçambicana, Manuela Rebelo, defendeu o envolvimento do setor na disseminação dos valores da democracia e do progresso.
 
"A ação da comunicação social deverá, igualmente, estender-se ao campo da promoção dos valores da democracia, da promoção da paz e estabilidade social, bem como do progresso", enfatizou Manuela Rebelo.
 
Numa altura em que o país está a ser palco de descobertas de importantes reservas de recursos energéticos, nomeadamente gás e carvão, a comunicação social deve também sensibilizar a população para a tarefa de defesa "das riquezas do país", assinalou a vice-ministra dos Transportes e Comunicações.
 
Manuela Rebelo adiantou igualmente que o Governo está empenhado no "processo de digitalização do país", através da criação das condições de migração do país da tecnologia analógica para a digital.
 
PMA // VM.
 
Duas obras inéditas do poeta moçambicano José Craveirinha serão lançadas na próxima semana
 
29 de Novembro de 2012, 13:29
 
Maputo, 29 nov (Lusa) - Duas obras inéditas de José Craveirinha vão ser lançadas na próxima semana, num ato que constitui a estreia de uma nova editora em Moçambique, anunciou hoje a família do poeta moçambicano falecido em 2003.
 
"Vila Borghesi e Outros Poemas de Viagem" e "Tâmaras Azedas de Beirute" vão ser apresentados na segunda-feira em Maputo, assinalando os 90 anos do poeta, num cerimónia a que assistirá o Presidente moçambicano, Armando Emílio Guebuza.
 
O lançamento tem o patrocínio exclusivo do Fundo para o Desenvolvimento Artístico e Cultural (FUNDAC) e a chancela da JC Editores, que, com estes livros, se estreia no mercado moçambicano.
 
José João Craveirinha (1922-2003), Prémio Camões em 1991, herói nacional moçambicano, é considerado o maior poeta do país, para cuja independência contribuiu, tendo sido perseguido e preso pelas autoridades coloniais portuguesas pela sua militância na Frelimo.
 
Entre as suas obras contam-se Xigubo (1964), Karingana wa Karingana (1974) e Maria (1988).
 
O poeta teve igualmente uma atividade de referência no desporto, cabendo-lhe a "descoberta" da campeã olímpica Maria de Lurdes Mutola.
 
LAS // VM.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana