quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Moçambique: VIETNAMITA COM CORNOS DE RINOCERONTE, FERROVIA NO CENTRO

 
 
Vietnamita detido no norte de Moçambique por posse de seis cornos de rinoceronte
 
22 de Novembro de 2012, 08:32
 
Maputo, 22 nov (Lusa) - Um cidadão vietnamita foi detido em Pemba, no norte de Moçambique, na posse de seis cornos de rinoceronte, quando se preparava para embarcar num voo internacional, revelou na quarta-feira a polícia moçambicana.
 
O homem, de 58 anos, foi detido no aeroporto internacional da capital de Cabo Delegado, após ter sido encontrado na posse dos seis cornos de rinoceronte, cujo valor no mercado negro ultrapassa o do seu peso em ouro.
 
Esta foi a terceira detenção registada este ano em Pemba de cidadãos vietnamitas, tentando contrabandear cornos de rinoceronte, que são, essencialmente, constituídos por criatina, um aminoácido presente nas unhas humanas, e que a superstição asiática considera ter poderes para curar cancros e aumentar a potência sexual.
 
LAS // PMC
 
Governo moçambicano vai lançar concurso para ferrovia e porto avaliado em 1,5 mil ME
 
22 de Novembro de 2012, 09:46
 
Maputo, 22 nov (Lusa) - Moçambique vai lançar um concurso internacional para a seleção de três empresas que vão construir uma ferrovia e um porto no centro do país, avaliados em 1,5 mil milhões de euros, anunciou a empresa pública CFM.
 
Segundo o presidente da empresa pública CFM (Caminhos de Ferro de Moçambique), as empresas selecionadas vão construir 525 quilómetros de linha férrea entre a província de Tete, rica em carvão, e a da Zambézia, ambas no centro do país.
 
O projeto prevê igualmente a construção de um novo porto, com capacidade para o escoamento de 20 milhões de toneladas, na província da Zambézia.
 
"Até ao fim deste ano devemos lançar a licitação. O projeto vai custar cerca de 2 bilhões de dólares (1,5 milhões de euros), incluindo o porto", disse Rosário Mualeia.
 
O presidente dos CFM adiantou ainda que a reabilitação da linha férrea de Sena, atrasada há vários meses e a única disponível para o escoamento de carvão, será ultimada no final deste ano.
 
PMA // VM.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana