sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Timor-Leste: BAN DIPLOMÁTICO, DINHEIRO SUADO, FALAR PORTUGUÊS, SEM-TERRA

 


Ban Ki-Moon destaca "progresso extraordinário" de timorenses
 
30 de Novembro de 2012, 23:06
 
Díli, 30 nov (Lusa) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, destacou hoje, numa mensagem divulgada num novo sítio na Internet produzido pela missão da ONU, o "progresso extraordinário" do povo e líderes de Timor-Leste, desde que votaram em 1999 pela independência.
 
"O timorense conseguiu um progresso extraordinário desde o seu corajoso voto pela independência em 1999. Congratulo-o por este passo para alcançar o objetivo de um Timor-Leste independente e próspero", afirma.
 
Segundo Ban Ki-Moon, o fim da Missão Integrada da ONU (UNMIT), a 31 de dezembro, encerra mais de 10 anos de "apoio às atividades de manutenção de paz no país".
 
"Podemos orgulhar-nos, todos nós, desta parceria para a paz", diz o secretário-geral da ONU, destacando os "impressionantes" resultados obtidos pelo povo e governo timorenses.
 
O sítio na Internet www.momentum.tl foi produzido pela UNMIT "como tributo ao que o povo de Timor-Leste alcançou desde que escolheu o caminho da independência em 1999", refere em comunicado à imprensa a missão de manutenção de paz.
 
A página, em português, tétum e inglês, está dividida em cinco áreas - Visão, Espaço, Voz, Confiança e Convicção - onde podem ser vistos os principais momentos do país desde a consulta popular realizada em agosto de 1999, que determinou a independência do país e o fim da ocupação indonésia.
 
Com milhares de fotografias, 55 vídeos e entrevistas, a página inclui também uma cronologia sobre a presença da ONU em Timor-Leste e documentos daquela organização sobre o país, datados de 1975.
 
"Esta exposição multimédia mostra a energia que Timor-Leste e seu povo dedicam à sua cultura e celebrações, eleições pacíficas, educação, desporto, vida urbana e mercados - todos os aspetos da consolidação de uma nação que permanecerão no futuro", refere Ban Ki-Moon.
 
A UNMIT foi criada em agosto de 2006 pelo Conselho de Segurança da ONU, na sequência da crise política e militar em Timor-Leste, que provocou dezenas de mortos, milhares de desalojados e a implosão das forças de segurança timorenses.
 
MSE //HB
 
Sistema de pagamento aos funcionários do Estado precisa de ser mudado
 
30 de Novembro de 2012, 10:29
 
O deputado da bancada do Partido Democrático,Virgilio da Costa Hornai, pede ao governo para mudar o sistema de pagamento aos funcionários do Estado, no Parlamento Nacional.

Virgilio da Costa disse que os funcionários públicos para receberem os seus direitos precisam de formar filas no banco e ao sol, por isso alerta para a necessidade de alteração do sistema de pagamento.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e
 
Membros da PNTL têm que aprender português
 
30 de Novembro de 2012, 16:29
 
A Polícia Nacional de Timor-Leste tem que aprender a falar português agora que é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, disse o superientendente Chefe Carlos Jerónimo, Comandante do Centro de Formação Académica da PNTL, na 7ª reunião com os representantes da Polícia dos vários países da CPLP, em Dili.

Carlos Jerónimo, fez um breve discurso sobre a função da Polícia de Timor-Leste, incluindo a força feminina da PNTL e dos Serviços de Investigação Criminal (SIC) e teve algumas dificuldades em perceber as perguntas que lhe foram colocadas e até mesmo responder, uma vez que não percebia português, por isso acha importante e mesmo obrigatório a aprendizagem da língua portuguesa.

Por sua vez a representante do Comissário Polícia Angolana, Elisabeth Maria Ranque Frank, deu a conhecer as actividades que a polícia Angolana fez que sempre aproximou a comunidade. Também disse como actuam em crimes que acontecem nas comunidades.

A Polícia do Brasil, Cabo-Verde, Moçambique, Portugal/GNR, estiveram a discutir como é que poderiam actuar em crimes e em situações de casos de drogas que sempre aconteceram nos países da CPLP, incluindo Timor-Leste.

Este programa terminou com a assintura de uma acta entre Comandante Geral da PNTL com chefe do conselho delegação da Polícia CPLP.

SAPO TL c/Suara Timor Lorosae
 
Os estrangeiros não têm direito a terras em Timor-Leste
 
30 de Novembro de 2012, 10:57
 
O deputado da bancada da Fretilin Francisco Branco disse, no Parlamento Nacional, que os estrangeiros não têm direito a terras em Timor-Leste só os próprios timorenses.

À excepção dos estrangeiros que vivem há uns anos em Timor-Leste, só os próprios timorenses é que têm direito a ter terras, disse Francisco Branco.

Francisco Branco disse que Timor-Leste "já tem dono", à excepção dos estrangeiros que vivem há já alguns anos que também têm direito.

O vice-presidente do Parlamento Nacional, Adriano do Nascimento, aproveitou e adiantou, que segundo a lei do código civil, o Estado vai dar oportunidade aos timorenses que estiveram no estrangeiro durante muito tempo, para terem direito a terras em Timor-Leste.

"Os timorenses que estão no estrangeiro são também os timorenses da nossa nação. É uma nação que pode ter dupla nacionalidade, não é como na Indonésia. Por isso os timorenses que vivem no estrangeiro, mas têm dupla nacionalidade têm direito a terra, de acordo com a lei do código civil”, informou Adriano do Nacimento.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e

Sem comentários:

Mais lidas da semana