sábado, 8 de dezembro de 2012

FOCO DO APOIO DA ONU A TIMOR-LESTE ESTARÁ NO DESENVOLVIMENTO

 

MSE – VM - Lusa
 
Díli, 07 dez (Lusa) - O chefe da delegação de representantes do conselho executivo de agências das Nações Unidas disse hoje que o desenvolvimento de Timor-Leste e a consolidação das instituições do Estado vão ser o foco do apoio daquela organização.
 
"Timor-Leste tem uma situação interna de total estabilidade, há segurança, a Missão Integrada da ONU (UNMIT) vai acabar e vamos entrar numa nova fase de desenvolvimento desta jovem democracia. O desenvolvimento e a consolidação das instituições do Estado vão ser o foco", afirmou o embaixador sueco Marten Grunditz.
 
A delegação, que terminou hoje uma visita a Timor-Leste, representa o Programa da ONU para o Desenvolvimento, o Fundo da ONU para a População e o Gabinete da ONU para Projetos e Serviços.
 
"O objetivo da delegação foi determinar se estas três agências estão bem posicionadas para ajudar o povo de Timor-Leste ou se haveria desejos do lado das autoridades para reajustar algumas das suas atividades", acrescentou o representante permanente da Suécia na ONU.
 
Segundo o diplomata, o sinal que recebeu do Governo timorense foi de que aquelas agências da ONU estão a trabalhar de acordo com as prioridades do executivo, que passam pelo apoio à boa governação, à saúde materna e infantil e à construção de instituições.
 
Durante a sua visita a Timor-Leste, que teve início na segunda-feira, a missão reuniu-se com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, e com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.
 
A Missão Integrada da ONU em Timor-Leste termina a 31 de dezembro.
 
As autoridades timorenses anunciaram em setembro que, após o final do mandato da UNMIT, não pretendiam ter "nem missões políticas, nem de paz".
 
"Gostaríamos de estabelecer com as Nações Unidas umas relações inovadoras de cooperação", afirmou na altura o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana