sábado, 8 de dezembro de 2012

Timor-Leste: "Sem jornalismo, não há democracia" Gil da Silva Guterres

 

 
Na próxima segunda-feira, 10 de Dezembro, realiza-se a entrega dos prémios Peace Journalism Award, uma iniciativa da Timor Lorosae Journalism Association (TLJA). Gil da Silva Guterres, organizador deste certame , em entrevista ao SAPO Timor-Leste , contou como surgiram estes prémios anuais e qual a importância do jornalismo para o desenvolvimento da democracia no país.
 
Como surgiu a ideia para o prémio anual Peace Journalism Award?
 
O prémio Peace Journalism Award é um dos vários projectos aprovados no Congresso Nacional da Timor Lorosae Journalists Association ( TLJA) que se realizou em Outubro de 2011, meses antes das eleições e onde decidimos premiar jornalistas pelo seu trabalho em prol da paz.
 
Em eleições anteriores vivemos momentos de conflito durante e após o escrutinio e para evitar esta situação nas eleições deste ano, procurámos criar iniciativas de promoção de espaços de paz nas comunidades , e em especial junto dos partidos políticos e dos eleitores.
 
Como o jornalismo tem tido um papel muito importante na construção da paz e a rádio é o principal meio de comunicação usado pelas comunidades para receberem informação, os nomeados para o prémio deste ano são jornalistas das rádios comunitárias dos 13 distritos.
 
Quem está a organizar este evento?
A gala de entrega dos prémios é organizada pela TLJA , em parceria com a ONG alemã GIZ e com o patrocínio do Timor Plaza, Restaurante Gloden Star, Masterlink Motor. O SAPO Timor-Leste é media partner do evento.
 
Porque escolheram Ego Lemos como Peace Icon 2012?
 
A escolha foi feita pela AJTL, júri dos prémios deste ano. Considerando que a música é o meio mais rápido para a promoção da cultura e identidade da nação como um todo, Ego Lemos é uma importante figura da música nacional que ganhou vários prémios internacionais e tem viajado pelo mundo a promover a paz.
 
Quais os principais objectivos da TLJA?
 
A TLJA é a maior associação de media do país. Faz parte da IFJ – International Federation of Journalists e é membro da SEAPA - Southeast Asia Press Alliance, uma organização que promove a liberdade de imprensa em Timor. Reúne cerca de 120 jornalistas, dos 13 distritos, profissionais da rádio, televisão, jornais on-line e da associação CJITL. Jornalistas que vão marcar presença nesta gala.
 
Esta entrega de prémios assinala também os dez anos da associação e pretende homenagear o Dr. José Ramos-Horta bem como outros dois jornalistas internacionais que sempre nos inspiraram no sentido de mantermos o direito à liberdade de imprensa no nosso país.
 
O que pretende a TLJA atingir no futuro?
 
A TLJA é uma organização que procura proteger o trabalho dos jornalistas tendo em vista a promoção e crescimento da democracia em Timor.
 
Até que ponto é importante o jornalismo em Timor-Leste?
 
É muito importante. O jornalismo tem um papel central na promoção e consolidação da democracia. Porque sem media, sem jornalismo, não há democracia.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana