sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

PARLAMENTO SÃO-TOMENSE INICIA PRIMEIRA SESSÃO DEPOIS DA CRISE POLÍTICA

 

MYB – VM - Lusa
 
São Tomé, 14 dez (Lusa) - A Assembleia Nacional (parlamento são-tomense) reúne-se hoje em sessão plenária para analisar a dívida pública do arquipélago, o acordo de cooperação com a Guiné Equatorial e eleger o novo Conselho Superior de Imprensa.
 
Fonte do partido Ação Democrática Independente (ADI), cujo Governo foi derrubado através de uma moção de censura e demitido pelo Presidente Manuel Pinto da Costa, garantiu à Lusa que a sessão plenária de hoje da Assembleia Nacional, a primeira depois da crise política que conduziu à queda do Governo de Patrice Trovoada, "não vai contar com a participação dos 26 deputados da ADI".
 
O partido vencedor das últimas eleições legislativas mantém a sua posição de não participar nas atividades do parlamento, como sinal de protesto pela forma como o seu Governo foi derrubado pela oposição.
 
O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe -- Partido Social-democrata (MLSTP-PSD), lamentou essa posição da ADI e apelou aos deputados deste partido para regressarem ao parlamento para permitir que a democracia possa funcionar em pleno.
 
"Achamos que o bom senso deve prevalecer, são deputados da nação e nessa perspetiva todos estão envolvidos no processo de desenvolvimento do país e precisamos que a democracia funcione em pleno", defendeu Célia Pósser, membro da direção dos sociais-democratas, a saída no final da tarde de quinta-feira de um encontro com o novo presidente da assembleia nacional, Alcino Pinto.
 
Mas, para o Partido da Convergência Democrática (PCD), a ausência da bancada do antigo partido do Governo não impede o funcionamento do parlamento.
 
"Temos uma maioria no parlamento, essa maioria vai funcionar, e a assembleia funciona mesmo contra a vontade dos outros", disse Xavier Mendes, presidente do PCD, que juntamente com o MLSTP-PSD, o Movimento Democrático Força da Mudança - Partido Liberal (MDFM-PL) sustentam o atual Governo do primeiro-ministro, Gabriel Costa.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana