terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O IMPOSSIVEL SÓ EXISTE PERANTE OS HOMENS E AS MULHERES QUE DESISTEM

 


Primeiro dia de um novo ano, 2013. Primeiro texto do Página Global neste novo ano. A todos que nos têm visitado e deparado com a ausência das nossas publicações desde o passado dia 20 queremos desejar um ano melhor que o passado 2012. Aspiramos a conseguir retomar a normalidade nas nossas publicações diárias.
 
O ano que passou foi um dos piores a nível mundial e decerto um mau ano em especial para a Guiné-Bissau e para Portugal, entre os países do mundo lusófono. Não se infira disso que os restantes países da lusofonia beneficiaram  de condições e cenários de rios de leite e mel. Nada disso. Também todos os outros países sofreram com a chamada "crise" que afinal é global, apesar de aparentemente afetar mais os EUA e a Europa. Facto é que se aquelas regiões do globo estão a braços com uma enorme "crise" por via do capitalismo e dos mercados selvagens e desumanos todos sabemos que os restantes países e povos, uns mais que outros, estão a ser ou serão afetados. Tal qual o sistema comunista faliu também o capitalismo está falido e radicaliza-se através de métodos fascizantes de aparência neoliberal.
 
A virtude está no meio, costumam dizer. Será. A virtude deverá assentar no respeito pelo ambiente, pela natureza, pela humanidade, pelo planeta. Respeito pela justa repartição dos recursos por toda a humanidade em vez de esses recursos e correspondentes lucros serem objeto do egoísmo de uns quantos que corporativamente estão a apoderar-se deles indevidamente e causarem a morte, a miséria, a fome mundial entre os povos.
 
Seria desejável que um poderoso clik desse origem a que os egoístas que dominam os poderes globalmente tivessem outro tipo de atitude, se humanizassem, condoessem, reparassem e corrigissem os males que têm causado à humanidade... Então seria o principio de algo novo e bom para todos, seria um bom 2013 e anos seguintes. Um mundo melhor, mais justo. Mas isso é utópico... É um sonho irrealizável, impossível de concretizar? Não é? É?
 
Nada nos impede de seguir os nossos sonhos. O impossível só existe perante os homens e mulheres que desistem. Se assim não fosse a humanidade não teria evoluido como até aqui.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana