sábado, 9 de fevereiro de 2013

ARQUIPÉLAGO DE CABO VERDE DÁ INICIO À “FOLIA” DO CARNAVAL




CLI – PJA - Lusa

Cidade da Praia, 08 fev (Lusa) - Os desfiles de crianças dos jardins infantis, escolas e grupos de animação dão início hoje ao Carnaval no arquipélago que será festejado intensamente até terça-feira em todas as nove ilhas habitadas do arquipélago.

O Carnaval mais concorrido é o que se realiza no Mindelo, na ilha de São Vicente, onde a ocupação hoteleira já está quase em 100 por cento e dezenas de grupos irão desfilar pela Avenida de Lisboa, palco tradicional das comemorações carnavalescas.

O aeroporto internacional de São Vicente já recebeu, por estes dias, diversos voos "charter" provenientes de várias partes da diáspora, como de Boston (Estados Unidos), França e Portugal, com turistas que chegam para ver a festa, mas também, no caso dos emigrantes, para desfilar nos grupos locais.

Na cidade do Mindelo, a festa começou há alguns dias, com os grupos de animação ou "espontâneos", trios elétricos, além dos tradicionais "mandingas", grupos de dançarinos caracterizados de guerreiros africanos que animam os fins de semana que antecedem o carnaval.

A partir da tarde de hoje, as ruas do centro histórico do Mindelo ficam disponíveis, dia e noite, para diversos desfiles de Carnaval, que se vão estender até terça-feira.
Na segunda-feira, as ruas são animadas pela Escola de Samba Topical, que este ano comemora os seus 25 anos de existência.

Na terça-feira, é a vez dos grupos "oficiais" disputarem os prémios: Monte Sossego que vai homenagear figuras históricas de São Vicente; Sonhos sem Limite, que traz o Walt Disney com o tema "eternamente criança"; Flores do Mindelo que apresenta a Mitologia e o grupo Cruzeiros do Norte, o vencedor do Carnaval do ano passado, que este ano vai mostrar "o valor da escrita e do alfabeto".

A Câmara Municipal de São Vicente disponibilizou um milhão de escudos (nove mil euros) a cada grupo que participa este ano no desfile do Carnaval, no dia 12 de Fevereiro.

Na Cidade da Praia, a capital, a folia começou hoje com os desfiles dos jardins e escolas, com o principal marcado para terça-feira, com cinco grupos "oficiais" e de animação a disputarem os prémios oferecidos pela Câmara Municipal.

A vila da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, prepara-se para receber, como todos os anos, os grupos Copacabana, Estrela Azul e Brilho da Zona, naquele que é considerado o Carnaval mais tradicional de Cabo Verde por conservar ainda aspetos do " Carnaval d´outrora".
Fundados nos anos 50 do século XX, os grupos Copacabana e estrela Azul de São Nicolau são conhecidos como os mais antigos ainda em atividade em todo o país e não competem entre si (até porque não há prémios), mas mantêm a rivalidade que faz com que todos os anos sejam de superação para conseguir movimentar a ilha durante o Entrudo.

Hoje, a Câmara Municipal de Ribeira Brava lança a primeira pedra para a construção da Casa do Carnaval, para a preservação da "memória da festa do entrudo".

Um dos grandes projetos é que a Casa do Carnaval seja mais um meio para atingir uma das metas da Câmara Municipal e dos grupos carnavalescos - tornar a festa do Rei Momo autossustentável.

Nas restantes ilhas, grupos e figuras individuais asseguram o brilho e folia que contribuem para que o Carnaval seja uma das festas mais populares do arquipélago.

Sem comentários:

Mais lidas da semana