sábado, 9 de fevereiro de 2013

Minas Gerais e Cabo Verde vão reforçar a cooperação no domínio da investigação e ensino




CLI – PJA - Lusa

Cidade da Praia, 08 fev (Lusa) - O estado brasileiro de Minas Gerais vai cooperar com Cabo Verde nas áreas de pesquisa em biomedicina, pescas, agricultura e da água, através de laboratórios virtuais.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia de Minas Gerais (Brasil), Nárcio Rodrigues, que está de visita ao arquipélago, assinou hoje um acordo com o ministro do Ensino Superior e Ciência que irá permitir a disponibilização da sua plataforma de ensino superior à distância.

"A assinatura deste convénio representa o desejo de intensificar as nossas relações, por isso queremos disponibilizar a Cabo Verde e aos países da língua portuguesa, de forma específica, a plataforma do ensino superior de Minas Gerais de educação à distância que vamos lançar no dia 18 de Fevereiro, com ofertas de conteúdos dessa área", disse.

Segundo o governante, para isso a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia de Minas Gerais está a desenvolver laboratórios virtuais que permitirão às universidades ter acesso até finais deste ano, de 190 práticas de laboratórios virtuais, sendo que até março serão disponibilizados mais 30 práticas de laboratórios virtuais, num projeto que envolve 14 universidades públicas daquele Estado brasileiro.

"Essa experiência poderá ser partilhada com Cabo Verde que já tem a infraestrutura para educação à distância e isso facilitará muito a aplicação de conteúdos que podemos compartilhar, ou seja, queremos que os países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa possam se integrar na sociedade de conhecimento", frisou.

No domínio da água, o Estado de Minas Gerais já acolhe a Fundação Unesco-Hidro-Ex Brasil, que faz parte dos programas PHI (Programa Hidrológico Internacional" e WWAP (World Water Assessment Program), conforme explicou o presidente da Fundação Otávio Ilídio.

"O Hidro-Ex é uma fundação pública e que tem como objetivo fazer a educação, capacitação e pesquisa aplicada em água, mas também compartilhamos ideias e propostas nessa matéria e é isso que estamos a consolidar hoje", disse.

Segundo Otávio Ilídio, o objetivo é desenvolver na CPLP programas e projetos no domínio de capacitação em água que só pode avançar com esse acordo de cooperação.

Sem comentários:

Mais lidas da semana