sábado, 9 de fevereiro de 2013

Sumo e bolacha de caju promovidos no Carnaval de Bissau com o apoio da UE




FP – JLG - Lusa

Bissau, 09 fev (Lusa) - Produtos como sumo de caju e de manga e bolacha de caju vão estar à venda em Bissau durante o período do Carnaval, uma forma de promover os principais frutos da Guiné-Bissau apoiada pela União Europeia.

Além da União Europeia, o projeto, denominado "Promoção da transformação local de caju", tem o apoio da SNV, uma organização holandesa de desenvolvimento, e começou em 2011, destinado a promover o processamento e diversificação dos produtos derivados do caju.

A iniciativa, de 30 meses, tem um financiamento de 580 mil euros, 75 por cento por parte da União Europeia, e abrange as regiões de Bafatá (leste) e Cacheu (norte), segundo um comunicado da delegação da União Europeia hoje divulgado em Bissau.

"A transformação local de caju pode beneficiar os produtores guineenses, que ainda ficam bastante dependentes das exportações da castanha em bruto. Através da diversificação de produtos derivados do caju as cooperativas dos produtores poderão aumentar os seus rendimentos, afastando a dependência das flutuações do mercado da castanha de caju em bruto", diz a União Europeia.

O projeto contempla a formação e acompanhamento em técnicas de transformação e em gestão empresarial, a criação de um fundo de maneio para o arranque das atividades de transformação, e ações de divulgação e publicidade para apoiar a introdução dos produtos processados no mercado local, bem como para promover as exportações.

Sem comentários:

Mais lidas da semana