FP – JLG - Lusa
Bissau, 09 fev
(Lusa) - Produtos como sumo de caju e de manga e bolacha de caju vão estar à
venda em Bissau durante o período do Carnaval, uma forma de promover os
principais frutos da Guiné-Bissau apoiada pela União Europeia.
Além da União
Europeia, o projeto, denominado "Promoção da transformação local de
caju", tem o apoio da SNV, uma organização holandesa de desenvolvimento, e
começou em 2011, destinado a promover o processamento e diversificação dos
produtos derivados do caju.
A iniciativa, de 30
meses, tem um financiamento de 580 mil euros, 75 por cento por parte da União
Europeia, e abrange as regiões de Bafatá (leste) e Cacheu (norte), segundo um
comunicado da delegação da União Europeia hoje divulgado em Bissau.
"A
transformação local de caju pode beneficiar os produtores guineenses, que ainda
ficam bastante dependentes das exportações da castanha em bruto. Através da
diversificação de produtos derivados do caju as cooperativas dos produtores
poderão aumentar os seus rendimentos, afastando a dependência das flutuações do
mercado da castanha de caju em bruto", diz a União Europeia.
O projeto contempla
a formação e acompanhamento em técnicas de transformação e em gestão
empresarial, a criação de um fundo de maneio para o arranque das atividades de
transformação, e ações de divulgação e publicidade para apoiar a introdução dos
produtos processados no mercado local, bem como para promover as exportações.
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