quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Importância do Corredor do Lobito destacada como chave para desenvolvimento...




… da África Austral

EL – APN - Lusa

Lobito, Angola, 13 fev (Lusa) -- O diretor-geral do Corredor do Lobito destacou hoje a importância daquele conjunto de infraestruturas de transportes, cuja ligação ferroviária serve Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo, como chave para o desenvolvimento sub-regional da África Austral.

O facto do Corredor do Lobito ser o catalisador da promoção e desenvolvimento da integração da economia regional, deve-se ao conjunto de infraestruturas de transportes que dele fazem parte, José Luindola.

O responsável intervinha na sessão de abertura dos trabalhos de preparação da Conferência Ministerial que juntará Angola, República Democrática do Congo e Zâmbia na sexta-feira.

Reunidos no Lobito, sul de Angola, vários peritos vão debater até sexta-feira os mecanismos financeiros e técnicos para o desenvolvimento do Corredor do Lobito, designadamente a revisão do memorando do projeto de acordo para a governação conjunta daquela estrutura e estabelecimento de instituições de gestão do corredor.

O desenvolvimento de um plano integrado para a construção, reabilitação e financiamento da rede ferroviária do Corredor do Lobito faz também parte do pacote de documentos que serão submetidos sexta-feira aos ministros dos três países.

O desenvolvimento de um plano integrado para construção, reabilitação e financiamento da rede ferroviária do Corredor do Lobito, inclui a conclusão de programas de reabilitação ferroviária em Angola, do Lobito a Luau, junto à fronteira com a Zâmbia, e na República Democrática do Congo, de Diloto até Lubumbashi, e na Zâmbia, a construção da "North Western Railwaiy" de Chingola, passando pelo posto de fronteira em Jimbe e ligando diretamente à rede ferroviária do Lobito/Benguela.

O encontro de peritos decorre sob o lema "União, Integração e Desenvolvimento Económico".

Sem comentários:

Mais lidas da semana