sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

QUATRO DISTRITOS EM RISCO DE INUNDAÇÃO NO CENTRO DE MOÇAMBIQUE




AYAC -  MLL - Lusa

Beira, 09 fev (Lusa) - Quatro distritos de Sofala, centro de Moçambique, estão em risco de inundação na sequência das fortes chuvas que afetam a região, tanto a nível local como a montante, agravando a situação hidrológica, disse hoje à Lusa fonte oficial.

Rui Fonseca, chefe do departamento técnico da Administração Regional de Águas do Centro (ARA-Centro), disse que a quantidade de chuva medida nas estacões da sua jurisdição pode deixar submersos os distritos de Nhamatanda e Dondo (centro) e Machanga e Buzi (sul).

"A se concretizar a previsão meteorológica, a quantidade de chuva poderá inundar os distritos", disse Rui Fonseca, apelando às entidades públicas e privadas, autoridades locais, agentes económicos e população para tomarem medidas de precaução e evitarem a travessia dos leitos dos rios e riachos.

Chuvas acima dos 30 milímetros têm vindo a ocorrer nas últimas 24 horas, a nível nacional e no vizinho Zimbabué, com consequências na subida das bacias hidrográficas de Buzi, Save e Púngue, o que está a agravar a situação hidrológica nestas bacias, com realce nas zonas baixas.

Em comunicado, a ARA-Centro indica que foram registados nos postos pluviométricos chuvas acima do normal: Púngue Sul (45.9 mm); Púngue Fronteira (35.9 mm); Révue (32.0 mm) e Localidade de Púngue (12.0 mm).

Contudo, na bacia do rio Púngue, na estacão de Mafambisse, medido hoje, o nível do rio está 90 centímetros acima do nível de alerta (6.00 m), mas estacionário e com tendência a baixar ligeiramente, segundo o documento.

A albufeira de Chicamba continua a efetuar descargas na ordem dos 32,7 metros cúbicos por segundo, enquanto na albufeira de Muda Nhaurire regista-se o incremento de armazenamento - atualmente está a 20 por cento do volume de encaixe.

Sem comentários:

Mais lidas da semana