segunda-feira, 25 de março de 2013

Liga dos Direitos Humanos de Moçambique condena morte "bárbara" de motorista pela polícia



PMA – MLL - Lusa

Maputo, 25 mar (Lusa) - A Liga dos Direitos Humanos (LDH) de Moçambique condenou hoje a morte "bárbara", na semana passada, de um motorista de transporte de passageiros, vulgo "chapa", pela polícia moçambicana.

Segundo relatos da imprensa, o motorista, 31 anos, foi baleado, quando pôs o seu veículo em marcha, após ser interpelado pela polícia, alegadamente por fazer "ralis" na via pública, num bairro dos arredores de Maputo.

Outros relatos referem que os polícias quiseram extorquir dinheiro ao motorista e que este, ao tentar evitá-los, foi alvejado mortalmente.

A morte provocou a ira da população, que tentou invadir a esquadra local, arremessando pedras, ao que a polícia respondeu com tiros para o ar.

"A LDH condena veementemente este vil e bárbaro ato e reitera a sua posição de que a punição deve também recair sobre as hierarquias mais altas da corporação, que nada fazem para estancar esta onda de atrocidades praticadas por estes homens treinados para defender o povo, mas que viram seu inimigo", refere um comunicado de imprensa da LDH.
Na nota, assinada pela sua presidente, Alice Mabota, a organização dispõe-se a prestar apoio jurídico à família da vítima.

O baleamento do motorista segue-se à morte, no final de fevereiro, do taxista Mido Macia pela polícia sul-africana, que originou uma onda de contestação na África do Sul e em Moçambique.

Sem comentários:

Mais lidas da semana