segunda-feira, 25 de março de 2013

RENAMO APELA A MILITANTES PARA BOICOTAREM AUTÁRQUICAS EM MOÇAMBIQUE



MMT – MLL - Lusa

Maputo, 25 mar (Lusa) - A Renamo, principal partido da oposição moçambicana, apelou aos militantes, este fim de semana, na Beira, centro de Moçambique, para não se recensearem, visando materializar o plano de boicote às eleições autárquicas de 20 de novembro.

A Renamo tem ameaçado boicotar as eleições gerais e autárquicas em Moçambique, por discordar da lei eleitoral recentemente aprovada no parlamento, considerando que não garante a integridade do processo eleitoral.

O partido liderado por Afonso Dhlakama boicotou este mês a constituição de uma comissão parlamentar 'ad-hoc' para selecionar membros da sociedade civil para a Comissão Nacional de Eleições (CNE), aprovada em 2012 ao abrigo da nova lei eleitoral.

Falando aos membros e simpatizantes, o chefe da mobilização da Renamo ao nível da cidade da Beira, Horácio Calavete, disse que a maior força política da oposição de Moçambique "não vai permitir que haja recenseamento eleitoral e muito menos eleições autárquicas deste ano e gerais do próximo ano".

"Não estamos a dizer que não vamos concorrer às eleições deste ano. Estamos a dizer que não permitiremos que haja recenseamento eleitoral e muito menos eleições autárquicas deste ano e gerais do próximo ano. A Frelimo e a Comissão Nacional de Eleições estão a brincar connosco", disse.

Horácio Calavete considerou a legislação eleitoral aprovada pela Assembleia da República "um documento que visa oficializar o roubo de votos", pelo que, se a Frelimo pretender realizar eleições à base da lei, que seja "fora do território nacional, numa ilha ou espaço aéreo que não seja de Moçambique".

Se for concretizado o boicote pela Renamo, dos partidos com representação parlamentar apenas a Frelimo, no poder, e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), concorrerão às quartas eleições autárquicas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana