sábado, 6 de abril de 2013

Na Tchuto terá exigido um milhão de U$D por cada tonelada de cocaína recebida em Bissau




DM – ZO - Lusa - foto Moussa Baldé

O ex-chefe da Marinha da Guiné-Bissau, José Américo Bubo Na Tchuto, acusado de conspirar para traficar droga, detido em Nova Iorque, cobraria um milhão de dólares norte-americanos por cada tonelada de cocaína da América do Sul recebida na Guiné-Bissau.

De acordo com um comunicado, divulgado na noite de quinta-feira, pela agência de combate ao tráfico de droga dos EUA (DEA, na sigla em inglês), Bubo Na Tchuto "ofereceu-se para usar a empresa que detinha para facilitar o carregamento de cocaína para fora da Guiné-Bissau" e exigiu uma ‘taxa' de um milhão de dólares americanos por cada tonelada recebida.

A oferta e a exigência foram feitas, segundo a DEA, em encontros, gravados desde o verão passado, na Guiné-Bissau, entre Bubo Na Tchuto, Papis Djeme e Tchamy Yala - mais dois arguidos, cuja nacionalidade não foi divulgada - e agentes ao serviço da DEA que se fizeram passar por intermediários de traficantes de droga baseados na América do Sul.

Numa discussão em que foi abordado o envio de toneladas de cocaína provenientes da América do Sul para a Guiné-Bissau por mar, "Na Tchuto observou que o governo da Guiné-Bissau estava debilitado devido ao recente golpe de Estado [de abril de 2012], pelo que era uma boa altura para a transação da cocaína proposta", refere o texto da DEA.

Em encontros posteriores com os supostos intermediários, Na Tchuto, Djeme e Yala alegadamente concordaram ajudá-los, recebendo um carregamento de duas toneladas de cocaína que seria escondida num armazém para ser distribuída na Europa e nos Estados Unidos.

A 17 de novembro, lê-se no comunicado, os três arguidos estiveram com dois infiltrados ao serviço da agência e "discutiram a importação de 1.000 quilogramas de cocaína para os Estados Unidos".

Na Tchuto, capturado na quinta-feira em águas internacionais perto de Cabo Verde, e Djeme e Yala vão voltar a ser presentes ao juiz Richard Berman no próximo dia 15.

O processo envolve um total de cinco arguidos incluindo, além de Na Tchuto, Djeme e Yala, Manuel Mamadi Mane e Saliu Sisse - cuja nacionalidade não é identificada -, a somar à detenção, na Colômbia, de Rafael Antonio Garavito-Garcia e Gustavo Perez-Garcia, ambos colombianos e alvos de ‘alertas vermelhos' emitidos pela Interpol.

Segundo o mesmo documento, Mane e Sisse também mantiveram contactos pessoais, por telefone e por correio eletrónico, com elementos ao serviço da DEA, que se fizeram passar por representantes e/ou intermediários das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), gravados em áudio ou vídeo durante vários meses.

"Durante os encontros na Guiné-Bissau, encetados em junho de 2012 e que continuaram até novembro, Mane, Sisse, Garavito-Garcia e Perez-Garcia, concordaram receber e armazenar carregamentos de várias toneladas de cocaína recebida ao largo da costa da Guiné-Bissau", dependentes de um eventual envio para os Estados Unidos, onde seriam vendidos com as receitas a reverterem a favor das FARC, explica o comunicado sobre a operação.

Mais tarde, os arguidos alegadamente acordaram que parte fosse utilizada para pagar a funcionários do Governo da Guiné-Bissau de forma a garantir uma passagem segura da droga através do país.

"Também durante os encontros, Mane, Sisse e Garavito-Garcia aceitaram providenciar a compra de armas para as FARC, incluindo de mísseis terra-ar, importando-as para a Guiné-Bissau" como se fossem para uso nominal do exército do país africano.

Num outro encontro, também gravado, os três arguidos, agentes encobertos da DEA e um representante do exército da Guiné-Bissau reuniram-se para discutir os benefícios que a Guiné-Bissau obteria por servir de ponto de trânsito para a cocaína proveniente da América Latina com destino aos EUA, bem como a natureza das armas a facultar às FARC, refere o comunicado.

Mane e Sisse vão ser presentes ao juiz Jed Rakoff na próxima terça-feira, dia 09.

Garavito-Garcia e Perez-Garcia encontram-se atualmente sob custódia das autoridades judiciais daquele país sul-americano, aguardando pelo processo de extradição para os EUA.

Sem comentários:

Mais lidas da semana