sexta-feira, 21 de junho de 2013

Brasil: DANOS AO PRÉDIO DO ITAMARATY FORAM “CONSIDERÁVEIS” - ministro



FYRO – FV - Lusa

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, António Patriota, afirmou hoje que os danos ao edifício do Itamaraty foram "consideráveis" e condenou os atos de vandalismo ocorridos durante a manifestação desta quinta-feira na capital brasileira.

"Fiquei muito indignado com o que ocorreu, o prédio é um património da nação brasileira, que representa a busca do entendimento pelo diálogo com base no direito, foi um ato de vandalismo que não pode se repetir", afirmou o ministro em entrevista à emissora de rádio "CBN".

Durante a manifestação, que reuniu cerca de 30 mil pessoas em Brasília na quinta-feira à noite (madrugada de sexta-feira em Lisboa), uma parte dos manifestantes tentou invadir o Palácio do Itamaraty enquanto outros atiraram pedras contra o edifício, considerado uma das grandes obras da arquitetura moderna.

De acordo com o ministro, havia um número reduzido de funcionários dentro do prédio no momento do conflito, mas ninguém ficou ferido. Já os danos materiais foram importantes, com vidros partidos e buracos, "provavelmente provocados por algum tipo de bala".

"Conclamaria a todos os manifestantes que observassem a calma e que respeitassem o património da nação brasileira. Saudamos as manifestações pacíficas, mas quando se trata de distribuição do património já são ações que precisam ser condenadas", reforçou.

Os protestos começaram no início de junho em São Paulo, exclusivamente contra a subida das tarifas dos transportes públicos, mas estenderam-se a outras cidades no Brasil e de outros países.

A repressão policial às manifestações motivou outras pessoas a protestarem pela paz e pelo direito de manifestação, bem como outras queixas, entre quais corrupção e a falta de transparência.

Em particular, as manifestações criticam os elevados gastos com a organização de eventos desportivos como o Mundial2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, em detrimento de outras áreas como a saúde e na educação.

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