quinta-feira, 20 de junho de 2013

MANIFESTANTES ENCHEM RUAS EM 80 CIDADES DO BRASIL




Público – 22:42 em Portugal

Protestos começaram de forma pacífica na maior parte dos locais

O povo tomou as ruas do Brasil. Em cerca de 80 cidades, 17 das quais capitais de estado, milhões de pessoas estão nas ruas. Só no Rio de Janeiro, os organizadores falam num milhão de pessoas.

Com a palavra de ordem “Brasil acorda”, as manifestações começaram de forma pacífica. A principal excepção foi em São Salvador da Baía, onde há relatos de confrontos entre manifestantes e polícia logo no início do protesto. No Rio de Janeiro, os manifestantes concentraram-se na Praça Candelária, no centro, havendo notícias de várias ruas cortadas.

Porém, o jornal O Globo diz que, enquanto no centro tudo decorre com tranquilidade, em alguns bairros limítrofes há relatos de vários arrastões (ataques continuados e em grupo, a lojas e pessoas).

No Recife, em Brasília e em muitas outras cidades há também milhares nas ruas, com cartazes com as mais variadas palavras de ordem.

Com receio de que houvesse novos episódios de violência — apesar de em muitos casos esta ter sido causada por pessoas não relacionadas com os protestos —, as autoridades tomaram nesta quinta-feira precauções para proteger zonas patrimoniais. Bancos e estações do metro no centro do Rio de Janeiro também se protegeram de eventuais ataques. Muitas lojas fecharam mais cedo, com receio de distúrbios.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) montou “à pressa” uma operação para monitorizar o que se passa na Internet, noticiavam nesta quinta-feira vários media brasileiros. “O Governo destacou oficiais de inteligência para acompanhar as movimentações dos manifestantes, por meio do Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp".

"A agência avalia que as tradicionais pastas do Governo que tratavam de articulação com a sociedade civil perderam a interlocução com as lideranças sociais”, escreveu o Estado de São Paulo.

A Polícia Militar distribuiu panfletos a pedir acções sem violência violência. "Ajude-nos a proteger você. Afaste-se dos que insistem em vandalizar uma manifestação pacífica", diz o texto.

Na foto: Manifestação no Recife AFP 

*A partir deste momento PG ficará acompanhando e atualizando direto do Brasil

DOIS MILHÕES NAS RUAS DAS CIDADES FAZEM BRASIL ACORDAR (atualização)

- Protestos fecham largas dezenas de rodovias nas principais cidades. Frente ao Congresso, em Brasília estão concentrados 50 mil manifestantes.

- No Rio a tensão é crescente. Manifestantes são contidos pela polícia com balas de borracha e bombas lacrimogeneas. Há mini-onibus da FIFA atacadas à pedrada com tentativas de os imobilizar e pegar fogo.

- Em São Paulo verificaram-se tumultos na Avenida Paulista devido à presença de militantes do PT. O grupo de cerca de 200 pessoas optou por abandonar o local. Uma bandeira do PT foi pisoteada e incinerada. Equipas de reportagem televisiva estão sendo impedidas de fazer a tomada de imagens.

- Em Salvador polícia reprime a manifestação com bombas de efeito moral e balas de borracha em diversos pontos do entorno da Arena Fonte Nova, onde começou a partida entre Nigéria e Uruguai, válida pela Copa das Confederações.

Conclusão

Este é um pequeno relato do Brasil a ferro e fogo. População descontente com a governação, com os crimes impunes e a corrupção por parte de políticos. As manifestações estão para continuar nos dias mais próximos.

Já se fala em ser declarado o recolher obrigatório a partir das 9 horas da noite em todas as cidades – o que na prática será bem dificil de concretizar e poderá ter efeito contrário no comportamento dos brasileiros e provocar reações de maior revolta pautada por mais violência que antes. 

- Informa Flavio Mattel, do Rio de Janeiro para Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana